+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Um Natal mais sustentável com as sugestões da Quercus

Os números não mentem. Quando consumir seja o que for podemos questionar o que significa esse comportamento em escala. Consumir implica um eventual descarte quando falamos de objetos e no caso da energia, a emissão de gases com efeito de estufa. Os resíduos ficam no planeta, na maioria dos casos, mais anos do que a vida de uma pessoa. Se analisarmos o lixo que cada um de nós produz durante a sua vida fica claro que a forma como consumimos é absolutamente insustentável. Para além de descartar corretamente os resíduos, respeitando as boas práticas de separação das embalagens e de outros fluxos de resíduos, devemos evitar consumir e estimar o que já temos. A Quercus quer ajudar os portugueses a reduzir os consumos e a produção de lixo, pelo que deixa alguns conselhos:

Conselho 1

Opte por comprar bens de produção local e sazonal de modo a reduzir a pegada ecológica decorrente das suas escolhas alimentares. Os produtos frescos disponíveis em mercados locais ou em cabazes ecológicos entregues ao domicílio têm um impacto ambiental mais reduzido pois viajam menos até chegar a sua casa e, regra geral, não são transportados em embalagens de plástico.

Comprar melhor, estimar os objetos, poupar energia e água é estimar o planeta. O descarte correto dos diferentes resíduos pode ser consultado em www.wasteapp.pt mas antes de descartar lembre-se do valor das coisas que o planeta lhe proporciona.

 

Conselho 2

Um Natal vegetariano ou com uma quantidade reduzida de carne ajudará significativamente a reduzir a sua pegada ecológica nesta altura do ano. Sabia que um jantar de peru produz o dobro das emissões de carbono do que um assado especial de tofu? Pode consultar algumas receitas aqui – https://www.avp.org.pt/receitas-vegan-para-natal/

 

Conselho 3

Seja criativo e faça os seus próprios presentes.

Compotas em frascos decorados, caixas de bolachas com motivos de Natal, decorações festivas feitas com sementes, bagas ou folhas secas, velas, sabonetes, cachecóis ou gorros. Pode também imprimir fotografias de família que poderá emoldurar com sobras de materiais que tenha em casa, construir mini-álbuns com fotografias dos momentos mais marcantes da família, escrever histórias sobre eles e lê-las durante a noite de Natal, o mesmo poderá ser feito com fotografias dos netos para os avós ou ainda o registo fotográfico dos melhores momentos de um animal de estimação.

 

Conselho 4

Reduza o número de presentes e ofereça experiências e memórias com reduzido impacto ambiental, como por exemplo uma massagem, ou a oferta de uma noite para tomar conta das crianças de amigos e familiares para que possam fazer um programa descontraidamente fora de casa. Ou outras formas criativas de demonstrar o que nos une à nossa família e amigos.

Opte pela qualidade e não pela quantidade e prefira presentes que perdurem no tempo. Seleccione também presentes que possam ser consumidos ou então que possam ser reciclados depois do seu desempenho principal.

 

Conselho 5

Por que não apoiar organizações que trabalham para tornar o mundo mais justo e sustentável e fazer doações em nome dos seus familiares e amigos?

Basta criar um cartão com um pequeno texto que explica a quem é que a doação é feita e qual o impacto real dessa doação. Já imaginou o que será receber um presente de Natal com a notícia de que acabou de salvar um animal e que está a contribuir para a preservação da sua espécie?

Se optar por uma doação à Quercus pode apoiar o apadrinhamento de um animal ou a plantação de uma árvore.

Siga todos os passos em:  https://quercus.pt/apadrinhamento/ ou  https://umaarvorepelafloresta.quercus.pt

 

Votos de Festas Sustentáveis!