+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Dia Mundial para a Conservação da Vida Selvagem: Quercus divulga o Projeto “Polinizadores ON”

No Dia Mundial para a Conservação da Vida Selvagem, assinalado hoje, 4 de Dezembro, a Quercus divulga os resultados do projeto Polinizadores ON, desenvolvido entre Julho e Dezembro de 2021 e apoiado pelo Fundo Ambiental, com a dupla finalidade de criar um recurso educativo para o público escolar e desenvolver conteúdos de sensibilização para a população em geral sobre os insetos polinizadores.

Polinizadores ON: Quercus disponibiliza recursos didáticos para cidadãos e escolas

O projeto “Polinizadores ON” (ON com duplo significado de “ativos” e também em abreviatura de “Obreiros da Natureza”) pretendeu complementar e reforçar o trabalho realizado pela Quercus desde 2015 no âmbito da campanha “SOS Polinizadores”. Para tal, foram produzidos vários recursos didáticos, audiovisuais e digitais com vista a esclarecer e sensibilizar os cidadãos em geral e o público escolar em particular para a relevância dos insetos polinizadores, nomeadamente os polinizadores selvagens. Os outputs produzidos focaram-se sobretudo em três vertentes: 1) dar a conhecer os principais insetos polinizadores em Portugal, para além da abelha-melífera; 2) divulgar as ameaças e as pressões ambientais a que estão sujeitos e 3) explicar o que é que os cidadãos podem fazer para a sua proteção.

Na componente escolar, o projeto desenvolveu o jogo da glória “À Descoberta dos Polinizadores”, que começará a ser dinamizado nos Agrupamentos de Escolas do concelho de Amarante e, posteriormente, será  promovido em escolas por todo o país.  Estão também a ser produzidos cinco vídeos em animação gráfica de curta duração, clarificando questões centrais sobre os insetos polinizadores; em paralelo, foram produzidos e emitidos cinco episódios da rubrica “Minuto Verde” que a Quercus apresenta na RTP1 diariamente. Muitos dos conteúdos divulgados nestes formatos são transversais ao “Guia Prático Cidadãos para a Conservação dos Polinizadores”, uma publicação da Comissão Europeia que a Quercus traduziu e promoveu no âmbito deste projeto. Todos estes conteúdos têm vindo a ser amplamente promovidos através das redes sociais da Quercus e ficarão disponíveis em polinizadoreson.quercus.pt.

Quando o cidadão comum pensa em vida selvagem, talvez lhe ocorra logo o leão, a águia, o lince, ou a baleia … Mas pequenos animais que vivem perto da maior parte de nós, como as borboletas, abelhões, abelhas-solitárias, moscas-das-flores, besouros, etc., também são vida selvagem. Os insetos polinizadores estão em declínio e precisam da nossa proteção. E, neste caso, ajudá-los está mais ao nosso alcance. Esta foi a premissa principal que deu origem ao projeto de educação e sensibilização ambiental “Polinizadores ON”, refere Alexandra Azevedo, Presidente da Quercus.

Polinizadores em declínio – as causas

Os polinizadores silvestres, em especial os insetos polinizadores, fornecem benefícios consistentes à escala global e afetam diretamente a produção de 75% das principais culturas agrícolas. No entanto, estão sujeitos a várias pressões globais que representam uma forte ameaça à conservação da biodiversidade, assim como à produção agrícola sustentável, agroecológica. Aqui incluem-se as alterações dos usos do solo, a intensificação agrícola com utilização crescente de agro-químicos, as invasões biológicas e as alterações climáticas. As alterações no uso do solo causam fragmentação, perda e simplificação de habitat e conduzem a uma redução contínua de reservatórios naturais de biodiversidade funcional e, de forma concertada com outros fatores, ameaçam a sobrevivência das populações de polinizadores e plantas silvestres, bem como o funcionamento e sustentabilidade dos ecossistemas. (1)

Quercus integra a Polli.NET, rede colaborativa de âmbito nacional

O papel essencial dos polinizadores foi reconhecido pela Convenção para a Diversidade Biológica e pela União Europeia, através da “Iniciativa da UE Relativa aos Polinizadores”. Apesar de não ter uma iniciativa nacional formal neste âmbito, Portugal reconhece a importância dos polinizadores na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030, no âmbito da qual foi criada a Polli.NET, uma rede colaborativa para atuar ao nível da avaliação, conservação e valorização, e que a Quercus integra, juntamente com outras dezenas de entidades nacionais. Esta rede colaborativa deverá ser o primeiro passo para uma iniciativa concertada à escala nacional, para avaliar o estado da arte e tendências dos polinizadores, identificar os fatores direta e/ou indiretamente ligados ao seu declínio, identificar lacunas e definir as áreas de atuação prioritárias no nosso país. (1)

 

 

(1) Adaptado de https://www.pollinet.pt