+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Fuga radioativa na comunidade de Valência, em Espanha, mostra que não se deve prolongar funcionamento de centrais nucleares

A Plataforma Tanquem Cofrents (Fechem Cofrentes) informou que ontem, quinta-feira, 9 de setembro, houve um novo acidente na central nuclear de Cofrentes, na comunidade de Valência, em Espanha. Houve uma fuga de água “altamente radioativa” na turbina da central, no circuito primário do reator. O grupo alerta que essa fuga ocorreu “fora da contenção do reator, cuja missão é justamente manter possíveis fugas de descargas radioativas isoladas do exterior”.

O grupo continua a explicar que este vazamento não parece ter sido detetado em primeira instância, mas apenas como resultado da redução do nível de água no interior do reator, “o que levou à necessidade urgente de parar o reator”.

Este acidente representou a primeira paralisação não programada da fábrica desde a renovação da licença de funcionamento em março deste ano, pelo que o Movimento Ibérico Antinuclear lamenta que se evidencie a imprudência que esta renovação por parte do Governo implicou.

A central de Cofrentes, que já completou 37 anos de operação, muito além de sua vida projetada, está velha e deteriorada, e aliada à política de sua gestão de maximizar a produção a todo custo, torna mais do que previsível que acidentes como este ou mais graves sejam repetidos.

Perante esta situação, o MIA tem insistido que esta central seja encerrada uma vez que põe em perigo todos os cidadãos, e que se faça uma rápida transição para um sistema baseado exclusivamente nas energias renováveis, que evite as mudanças climáticas catastróficas e que o fará seja mais limpo, mais seguro e mais barato.

O MIA em Portugal também alerta para o perigo de se prolongar também o funcionamento da central nuclear de Almaraz, a 100 km, da fronteira com Portugal e junto ao rio Tejo.

Lisboa, 10 de setembro de 2021

 

A Comissão Coordenadora do MIA em Portugal

MIA – Movimento Ibérico Antinuclear 
O MIA é um movimento composto por coletivos ambientalistas e instituições de Portugal e de todo o Estado Espanhol. Em Portugal integra cerca de 30 coletivos.