Promovido também Fórum sobre biodiversidade com Câmaras Municipais da área do PNSAC
A inauguração deste refúgio de biodiversidade para insetos, anfíbios e répteis está prevista para dia 4 de setembro, pelas 16h00, em Mira de Aire, em três locais da vila diferentes: na zona das Grutas de Mira de Aire, no largo da Igreja e perto da Casa da Cultura de Mira de Aire.
Os hotéis são construídos pelo Grupo 276 de Escoteiros de Portugal de Mira de Aire, para abrigar várias espécies de insetos, anfíbios e répteis, igualmente ameaçadas pelo uso intensivo e generalizado de glifosato e outros herbicidas.
Pelas 18h00 inicia-se o Fórum “Biodiversidade, autarquias livres de Herbicidas e Glifosatos” na Casa da Cultura de Mira de Aire, com a participação de municípios abrangidos pelo Parque Natural de Serra d’Aire e Candeeiros (PNSAC), com o objetivo de discutir alternativas viáveis ao controlo de plantas infestantes, colocando a saúde pública e o ambiente no centro deste debate.
O Fórum será moderado por Rita Anastácio da Associação Move Comunidades em que constam os seguintes participantes:
- Alexandra Azevedo, coordenadora da campanha Autarquias sem Glifosato/Herbicidas e presidente da direção nacional da Quercus
- Carlos Ramos, vereador ambiente da C. M. Torres Novas
- Natálio Reis, vice-presidente e Paula Couto, chefe gabinete ambiente da C. M. Ourém
- Eduardo Amaral, vice-presidente da C.M. Porto de Mós
- representante da C. M. Alcanena
25 de Agosto de 2021