+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus e CTT plantam 8000 árvores doadas através da iniciativa “Uma Árvore pela Floresta” e lançam passatempo

A Quercus e os CTT vão concretizar a plantação de 8000 árvores doadas pelos portugueses e estrangeiros no âmbito do projeto conjunto “Uma árvore pela floresta”, uma iniciativa que permite que qualquer pessoa contribua com uma árvore para a reflorestação de zonas ardidas em Áreas Protegidas de todo o país.

A plantação destas 8000 árvores irá ocorrer na Mata Nacional de Leiria na semana que antecede a comemoração do Dia Mundial da Árvore, e corresponde às árvores adquiridas pelo público na campanha de 2019 e que ainda não tinham sido plantadas devido à pandemia. A concretização destas plantações demonstra o compromisso da Quercus e dos CTT em plantar todas as árvores adquiridas no âmbito desta campanha, embora esta primavera não conte com a habitual participação de voluntários inscritos um pouco por todo o país devido à pandemia.

Para além da plantação das árvores autóctones, será lançado, esta terça-feira, um passatempo na rede social Instagram, no âmbito da qual serão oferecidos 15 Mini Kits “Uma Árvore pela Floresta”, que valem uma árvore a ser plantada, a cada um dos 15 vencedores. O passatempo decorre de 16 de março a 21 de março, o Dia Mundial da Árvore.

Para participar no passatempo, cada utilizador terá de fazer gosto nas páginas de Instagram @cttportugal e @quercus_ancn_ e partilhar uma Instastory público na sua página pessoal (identificando o perfil dos @cttportugal para que seja possível detetar e partilhar a participação) com uma quadra original e criativa, que esteja relacionada com o tema “Árvore” e o “Dia Mundial da Árvore”.

As 15 Instastories mais criativas serão escolhidas por um Júri e os vencedores serão divulgados até 1 semana após terminar o passatempo, em comentário na publicação do Instagram alusiva ao passatempo.

Desde 2014 que a Quercus e os CTT são parceiros nesta iniciativa que tem como objetivo permitir reflorestar o território nacional através da participação ativa da população. O kit da edição de 2020, o Fraxinus angustifolia ou freixo-nacional, pode ser adquirido por 3,50 euros em Lojas CTT espalhadas por todo o País e na Loja Online em www.ctt.pt com portes grátis no território nacional.

Graças ao contributo de milhares de pessoas em Portugal e no estrangeiro já foram vendidos mais de 100 000 kits e plantadas mais de 90 mil árvores autóctones em Portugal. Os kits vendidos são convertidos em árvores e arbustos de espécies autóctones, como o freixo, o sobreiro,  a azinheira, o medronheiro, ou o castanheiro, de entre 30 espécies, que são plantadas em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas com a participação ativa de todos os voluntários que se inscreverem no website ou através do email voluntarios@quercus.pt.

Os kits “Uma Árvore Pela Floresta” possuem também um QR Code, com uma mensagem sonora que disponibiliza notícias e instruções para o registo do kit no site www.umaarvorepelafloresta.quercus.pt, para que saiba onde a sua árvore vai ser plantada e para o caso de querer ser voluntário nas plantações a realizar. Todas as plantações são organizadas no terreno pela QUERCUS, em colaboração com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

 

Lisboa, 16 de março de 2021

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza