+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Passeio da Terra: Torres Vedras Cidade Comestível

Para assinalar a Semana Sem Pesticidas desenhou-se esta atividade inovadora, que se realizou no dia 25 de março de 2018, interligando a campanha Autarquias sem Glifosato / Herbicidas, o projeto Natureza Comestível, os Passeios da Terra aproveitando assim as sinergias de vários parceiros que a co-organizaram: a Quercus, a Associação de Marchas e Passeios e o município de Torres Vedras.

 

Das cerca de 120 pessoas inscritas compareceram 73, a que se juntam mais 8 pessoas da equipa organizadora. A chuva ameaçou o início da atividade, mas felizmente não passou disso mesmo e apenas um leve aguaceiro a meio do percurso obrigou a uma súbita procura de abrigo.

 

Taludes, canteiros, relvados, ervados, zonas ribeirinhas, parques urbanos, calçada à portuguesa e matagal mediterrânico foram os tipos de locais observados ao longo do percurso e esta diversidade permitiu abordar inúmeros aspetos na interpretação da paisagem destacando as mudanças entre a abordagem com e sem herbicidas, e ainda a identificação de muitas ervas espontâneas comestíveis e algumas venenosas.

 

No final os participantes tinham à sua espera uma degustação de pão de bolota e requeijão com urtigas!

 

passeio t vedras1

Ervado próximo do Parque da Várzea – Assim que se saiu deste parque urbano, a vegetação espontânea tem algum espaço para se manifestar… qualquer recanto é interessante para observar plantas. Nalguns ervados a diversidade revelou-se considerável, uma autêntica benesse quando se tem em mente outros pressupostos!

 

 

passeio t vedras2

A tradicional foto de grupo e a alegria espelhada em todos os rostos!

 

 

passeio t vedras3

Deste local avistava-se um magnífico bosque mediterrânico biodiverso, ainda que dominado por carrascos, e muitas destas espécies não só podiam como deviam estar em jardins e parques urbanos. O conceito de cidades comestíveis não se restringe à espécie humana, mas a todos os seres que vivos que co-habitam o território!

 

 

passeio t vedras4

De regresso a Torres Vedras

 

 

 

passeio t vedras5

Mesa da degustação: pão de bolota e requeijão com urtigas.

 

 

 

 

Convite

 

· Data: Domingo, 25 de março de 2018

 

· Local de Encontro: Centro de Educação Ambiental | 9H00

 

· Chegada prevista ao mesmo local entre as 12H30 E AS 13H00

 

· Sinopse/descrição

A Quercus, a Associação de Marchas e Passeios e a Câmara Municipal de Torres Vedras prepararam um evento muito especial integrado no evento internacional, a Semana Europeia Sem Pesticidas e nos Passeios da Terra, em descoberta das ervas espontâneas e para um olhar atento sobre a paisagem urbana livre de herbicidas.

Alexandra Azevedo, voluntária da Quercus e autora de guias práticos, fala-nos sobre ervas e frutos silvestres comestíveis, guiando-nos na identificação de ervas selvagens que são vida e que crescem um pouco por todo o lado, património natural que precisa de ser mais reconhecido e valorizado.

No dia 25 de março, venha descobrir os manjares que se “escondem” na cidade de Torres Vedras!

Deixe às próximas gerações um ambiente limpo sem herbicidas, elas irão agradecer!

 

 

· Destinatários: Público em geral, estudantes, entidades públicas e privadas. Recomendado a crianças a partir dos 6 anos.

 

· Inscrições, preços e contactos:

Inscrições Gratuitas mas necessárias

Enviar email com data de nascimento e nome para cea@cm-tvedras.pt | 261
314 163

Inscrições limitadas até 22/3/2018

 

· Outras informações que considerem relevantes para os destinatários das atividades

Roupa e calçado confortável, água e reforço alimentar.

 

Sobre a Alexandra Azevedo: Médica veterinária e ativista, sócia-fundadora, e atualmente presidente da direção, do MPI – Movimento Pró-Informação para a Cidadania e Ambiente, sócia da QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, coordenadora da Campanha Autarquias sem Glifosato/Herbicidas [1]. Membro da comissão dinamizadora do CREIAS Oeste. Autora dos guias práticos “Ervas Silvestres Comestíveis” e “Frutos Silvestres Comestíveis” editados pela Quercus em 2015 e autora e apresentadora da série de vídeos “Natureza Comestível
[2]”. É ainda sócia da Colher para Semear – Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais e do Movimento _Slow Food_.

 

Links:
——
[1] http://www.quercus.pt/campanha-autarquias-sem-glifosato-herbicidas
[2] https://www.youtube.com/user/mpicambiente

 

Passeio Torres Vedras 25 marco cartaz