+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Porquê?

“O melhor resíduo é aquele que não existe.”

Se o que a Natureza produz rapidamente é reciclado, o que o Homem produz pode demorar dezenas ou mesmo centenas de anos a desaparecer.
E é exatamente devido à produção de vários materiais pelo Homem e à sua rápida inutilização que começaram a surgir os problemas de quantidade de lixo e a necessidade da reciclagem.

Não há tantos anos assim as embalagens tinham uma outra dimensão na vida das pessoas: ia-se às compras com o saco na mão, e as garrafas eram de vasilhame (pagava-se uma taxa que era devolvida com a entrega da garrafa).
Entretanto, com o surgimento das embalagens alimentares, e o contributo que elas foram dando gradualmente para a segurança alimentar, foram-se alterando os padrões de consumo e o uso destas embalagens foi generalizado.

Em alguns casos ainda se verificam situações de venda de alguns produtos alimentares a granel, como as leguminosas, ou de algumas bebidas cuja garrafa tem vasilhame, mas já é uma situação rara de recuperação e reutilização/reciclagem das embalagens.

Se não separarmos as embalagens, existem diversos fatores negativos que vão ocorrer:

– desaproveitamento dos materiais que constituem a embalagem, bem como da água e energia gastas na sua produção;
– vão aumentar significativamente o volume de lixo que é colocado em aterro, aumentando significativamente a área deste espaço;
– no caso da sua eliminação ser feita por incineração, traduz-se numa maior produção de poluentes atmosféricos como dioxinas e furanos;
– a não separação dos resíduos vai conduzir a um aumento das taxas municipais de resíduos que pagamos na fatura da água, e que se destina exatamente a pagar o tratamento dos resíduos que não são encaminhados para reciclagem.

Assim devemos procurar separar os materiais o mais possível, mas devendo primeiro procurar reduzir a sua produção.

Nesse sentido, existem três medidas, que se complementam, que devemos executar ao máximo, designadas por “Os 3 Rs”:

Reduzir: evitar a produção de resíduos é evitar a criação do problema e anular a cadeia de utilização de recursos na criação do produto e a necessidade do seu tratamento

Reutilizar: se não conseguimos evitar a produção de resíduos, sempre que seja possível deve-se fazer o aproveitamento dos materiais para outras utilizações

Reciclar: se não conseguimos evitar de produzir ou não existe possibilidade de reutilizar o produto, este deve ser separado e encaminhado para reciclagem, contribuindo para a revalorização da matéria-prima e da energia já gastas no fabrico daquela embalagem.