+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus à Conversa discute qual o papel do Homem na Natureza | 22 de abril de 2016

No próximo dia 22 de abril – simultaneamente o dia em que se comemora o dia da Terra – o Núcleo Regional da Guarda da Quercus A.N.C.N. realizará mais um “Quercus à Conversa” que contará com a presença do Prof. Gastão Antunes. A sessão terá lugar no espaço do Teatro Aquilo a partir das 22h.

O dia da Terra surgiu pela primeira vez numa manifestação realizada no dia 22 de abril de 1970 nos Estados Unidos da América e teve por finalidade criar consciência face aos problemas ambientais de contaminação, necessidade de conservação da biodiversidade entre outras preocupações ambientais para proteger o planeta Terra. A pressão social surgida nessa ocasião levou à criação da Agência de Proteção Ambiental naquele país e à publicação de uma série de leis destinadas à proteção do ambiente.

Inicialmente como um movimento universitário o dia da Terra converteu-se num acontecimento educativo e informativo em que movimentos ambientalistas em particular, e a sociedade no geral, utilizam para questionar face aos problemas que afetam o ambiente local e o planeta, contaminação do ar, água e solos destruição de ecossistemas, espécies de fauna e flora ameaçados, esgotamento de recursos não renováveis.

[Fonte: adaptado de http://essmo-becre.blogs.sapo.pt/89529.html]

Ao longo do debate que contará com a presença do Prof. Gastão Antunes, procuraremos conversar sobre qual o papel que o Homem, enquanto espécie, desempenha no planeta Terra. Terá o Homem ao longo dos séculos exercido um papel de superioridade relativamente às outras espécies? Porque o terá feito? Necessidade de sobrevivência ou ameaça?

O debate conta com o apoio da empresa Firm Questions e iniciar-se-á a partir das 22h00 na sede do Teatro Aquilo. Será antecedido pelo Jantar Popular a partir das 20h30. Os interessados em participar no jantar deverão efetuar a sua inscrição através do contacto 962 550 825.

A iniciativa “Quercus à Conversa”, iniciada em fevereiro de 2014, tem por objetivo despertar consciências para temas ligados ao ambiente e simultaneamente dar a oportunidade à população em geral de participar expressando a sua opinião.

Prof. Gastão Antunes é natural de Vila Nova de Foz-Côa, 53 anos, licenciado pela Universidade de Coimbra em Geologia e Professor de Ciências Naturais/Biologia/Geologia a lecionar desde 1991 na Escola Secundária de Pinhel. Foi Diretor do Centro de Formação de Professores das Escolas do Concelho de Pinhel durante 12 anos. Tornou-se sócio da Quercus ANCN, ainda em Coimbra, com a vinda para Pinhel, integrou-se o Núcleo Regional da Guarda onde assumiu em diversos mandatos, diferentes funções.