+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Exposição do Desafio “Como resolver o problema dos incêndios florestais” | 2016

O Núcleo Regional da Guarda da Quercus A.N.C.N. e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro, com o apoio da empresa Gesflopor – Gestão florestal de Portugal, Lda., lançaram no ano letivo 2015/2016 o desafio: “Como resolver o problema dos incêndios florestais” a crianças entre os 6 e os 10 anos que frequentam espaços de ATL do concelho da Guarda para desenharem e/ou escreverem sobre possíveis soluções para evitarem a ocorrência de incêndios florestais.

Os incêndios florestais são considerados um dos maiores problemas ambientais do nosso País. No distrito da Guarda entre 1 de janeiro e 15 de outubro de 2014 a área ardida foi de 5 235 hectares; em 2015 a área ardida aumentou 127% para 11 889 hectares e em 2016, segundo o primeiro relatório provisório de incêndios florestais de 2016, até 15 de junho arderam em todo o país 1 245 hectares, 105 dos quais no distrito da Guarda. O valor mais baixo de área ardida desde 2006 em igual período.

[Fonte: http://www.icnf.pt/portal/florestas/dfci/Resource/doc/rel/2016/01-de-janeiro-a-15-de-junho].

O principal objetivo deste desafio foi de tentar encontrar soluções inovadoras e criativas que reduzam o risco de incêndio e protejam a nossa floresta, incentivando a criatividade das crianças e permitindo dar asas à sua imaginação.

Findo o período de entrega, de mais de 130 trabalhos e de avaliação dos mesmos, estão reunidas as condições de inaugurar a exposição com os 33 trabalhos mais votados, na próxima segunda-feira, dia 25 de julho, entre as 10h30 e as 11h30, no átrio do Instituto Português do Desporto e da Juventude da Guarda, pelo que aproveitamos o ensejo para convidar todos quantos tiverem interesse e curiosidade. A exposição estará patente ao público até final do mês de agosto. É ainda de realçar que a organização decidiu premiar um trabalho vencedor de cada ano escolar.

Está ainda em aberto a possibilidade de utilização do(s) melhor(es) trabalho(s) para ser(em) utilizados numa campanha de sensibilização para a defesa da floresta contra incêndios a realizar ainda este verão ou no próximo.