+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Palestra: LOCAIS DE INTERESSE GEOLÓGICO do PARQUE NATURAL da SERRA de SÃO MAMEDE – 20 de MAIO, às 19h00

Locais de Interesse Geológico do Parque Natural da Serra de São Mamede, por Ana Paula Marcelino Madeira D’Ascensão, licenciada em Geologia

Mais uma iniciativa conjunta entre a Associação Ficar e o Núcleo Regional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

As condições geográficas, geológicas e climáticas da Serra de S. Mamede são suscetíveis de promover um ambiente único para o desenvolvimento de determinadas espécies de fauna e flora, o que determinou a inserção total da sua área nas Redes Internacionais de Conservação. O Parque Natural da serra de S. Mamede assinala alguns capítulos que pela sua notabilidade e singularidade geológica exigem a sua preservação e divulgação numa perspetiva direcionada para um conceito de geoturismo didático e sustentável. Geologicamente, o relevo que caracteriza a Serra de S. Mamede representa uma das manchas (raras) do Devónico (cerca de 416 milhões de anos) em Portugal. Como que coroando ou amuralhando a serra, impõem-se relevos abruptos de cristas quartzíticas, cujo formato sugere “restos de muralhas”.

Tomem nota: Terça-feira, 20 de MAIO, pelas 19h00.

Sobre Ana Paula Marcelino Madeira D’Ascensão…

Nascida em Portalegre em 1975, terminou licenciatura em Geologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em 2000. Em 2006 concluiu mestrado pré-bolonha em Geologia – ensino das Ciências Naturais, pela mesma Universidade, apresentando tese sobre “ Percursos Geológicos No Parque Natural Da Serra De S. Mamede. Um Contributo Para O Ensino Da Geologia”. É professora de Geologia e Biologia no ensino básico e secundário.