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Fabricantes de automóveis longe dos seus objetivos de venda de elétricos – Junho 2018

A Federação Europeia para os Transportes e Ambiente (T&E), da qual a Quercus é membro, divulgou recentemente um relatório que demonstra que os fabricantes de automóveis ainda não conseguiram atingir os seus próprios objetivos relativamente à venda de veículos elétricos, intitulado “Carmakers STILL failing to hit their own goals for sales of electric cars”.

 

O relatório salienta que, embora os fabricantes se lamentem da falta de infraestruturas de carregamento e de incentivos, é evidente que, pelo seu lado, deveriam ter feito muito mais para atingir as suas próprias metas. Atualmente, existem à venda 370 modelos de veículos a combustíveis convencionais e, apenas, cerca de 30 modelos a baterias e células de combustível. A reduzida oferta, a disponibilidade limitada, os longos prazos de espera e a falta de investimento em publicidade contribuem para a limitação das vendas.

 

Segundo dados da Ebiquity, empresa líder em consultoria de marketing, cerca de 30% dos consumidores britânicos, franceses e alemães considerariam comprar um veículo elétrico, porém, apenas 1,5% dos gastos em publicidade é canalizada para modelos de emissão zero e 1,4% em modelos híbridos plug-in nos maiores mercados da UE (Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha). Em contrapartida, na Noruega (onde 4 de 10 veículos vendidos são híbridos de bateria ou plug-in, em 2017), esse investimento publicitário chega aos 10%.

 

Os fabricantes preveem que, até 2025, 26% dos veículos novos sejam elétricos, mas, tendo em conta a evolução registada até agora, sem regulamentos não será possível atingir esta meta. Daí a importância da regulamentação de CO2 para os veículos, que acelere a transição para soluções de zero emissões, que estabeleça uma meta de vendas vinculativas de 20%, através diretamente através das vendas ou, através de um sistema de débito/crédito para veículos de zero emissões e emissões reduzidas, juntamente com metas de redução de CO2 de 50-60%, em 2030, e 25%, em 2025.

 

 

O documento pode ser encontrado aqui:

 

https://www.transportenvironment.org/sites/te/files/2018_06_EV_announcements_report.pdf

 

electric car 2862381 960 720