+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Comemorações do Dia da Árvore na Guarda e recomendações | 20 de março de 2017

O Núcleo Regional da Guarda da Quercus – A.N.C.N. a convite do Município da Guarda estará presente nas comemorações do Dia da Árvore que acontecem amanhã, dia 21 de março, no Parque Urbano do Rio Diz.

Para além desta ação de reflorestação simbólica a sensibilização da população para a importância das árvores e das suas mais-valias da floresta é essencial no entanto é fundamental que a gestão do património arbóreo existente seja feita de uma forma correta e ponderada, de forma a minimizar acontecimentos infelizes, como o ocorrido há precisamente um ano atrás com o corte injustificado dos cedros na Avenida Cidade Salamanca.

Desde 2014 que alertamos para a necessidade dos funcionários do município responsáveis pelas intervenções de poda terem formação adequada para o fazer. As podas de rolagem como as verificadas repetidamente na Avenida Cidade de Watterbury e na Guarda-Gare acabam por enfraquecer e condenar as árvores em vez de as fortalecer. Esta prática de rolagem é frequentemente utilizada em árvores de fruto no qual se pretende que num curto prazo a árvore dê o máximo de fruto, o mesmo não é aconselhável em árvores ornamentais como as presentes nas cidades.

Julgamos ser essencial, como também já dêmos conhecimento, a presença de um técnico florestal no acompanhamento das podas realizadas, o abate de árvores deve ser analisado sempre caso a caso e após comprovada situação, salvo situações de emergência. Consideremos também que a opção por caldeiras suficientemente largas em todas as árvores presentes na cidade deveria ser uma prioridade.

A Quercus está disponível para esta iniciativa como está, e sempre esteve, disponível para junto dos técnicos do município encontrar a melhor solução para a gestão do património arbóreo existente bem como de outros problemas ambientais do concelho que persistem.

Guarda, 20 de março de 2017