+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Eco-Escolas: Parceria entre o Núcleo Regional de Vila Real e Viseu da Quercus e o Agrupamento de Escolas diogo Cão

Projeto Eco-Escolas

Parceria entre o Núcleo Regional de Vila Real e Viseu e o Agrupamento de Escolas Diogo Cão

Imagem1Imagem2

No âmbito do projeto Eco-Escolas ao qual o Agrupamento de Escolas Diogo Cão Aderiu, o Núcleo Regional de Vila Real e Viseu e a Escola Diogo Cão estabeleceram uma pareceria que tem como principal objectivo a sensibilização dos alunos para a conservação da Natureza.

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende estimular ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível possibilita a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa. A coordenação organiza actividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras. O/A professor(a) coordenador(a) em cada estabelecimento de ensino, é o ponto focal do Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta.

As temáticas de trabalho no Agrupamento de Escolas Diogo Cão diversificam e vão desde a sensibilização, a educação ambiental e a conservação de diferentes espécies da fauna e da flora.

Um dos projectos implemantados, “Mais Ninhos Mais Passarinho” tem como objetivo o estudo e identificação de aves existentes em Trás-os-Montes e Alto Douro. Este prejeto teve início no ano de 2015 com a construção de ninhos pelos alunos da escola Diogo Cão, em Vila Real, terminando no mês de novembro de 2016 com a atividade da colocação desses ninhos na referida escola.

Estabeleceu-se mais uma parceria com a mesma escola, que visa o levantamento e identificação das espécies de árvores existente no recinto escolar e a elaboração de um Guia Ilustrado com fotos dessas espécies. Este Guia Ilustrado será para uso dos alunos e dos professores ajudando na identificação das diferentes espécies existente e na tentativa de demonstrar a outros grupos escolares as vantagens de criarem um recinto mais verde e ecológico. Ainda neste âmbito, os alunos irão construir placas de identificação das diferentes espécies (árvores ou arbustos), onde estará referido o nome comum, o nome científico e os seus diferentes usos. Estas serão colocados pelas turmas com a orientação da Quercus e dos docentes envolvidos.

Para conscientizar a população estudantil terá mais uma atividade de sensibilização para a importância da floresta autóctone e o que esta representa para a fauna e flora a ela associada. Neste âmbito será ealizada uma ação de educação ambiental com uma apresentação do projeto “LIFE TAXUS – “Restaurar Bosquetes de Teixo [Habitat 9580 Florestas Mediterrânicas de Taxus baccata”, que está a ser desenvolvido pela Quercus, é cofinanciado pelo programa LIFE NTURA da União Europeia e está a ser coordenado pela Bióloga Isabel Garcia Cabral. Nesta ação os alunos terão a possibilidade de plantar e apadrinhar uma planta de Teixo, espécie em vias de extinção.

Núcleo Regional de Vila Real e Viseu