+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus inicia cooperação com entidades do Reino Unido com apoio da Embaixada Britânica e do British Council

A Quercus assinará amanhã, sexta-feira, dia 9 de Setembro pelas 12:30h na Residência Oficial do Senhor Embaixador do Reino Unido um protocolo de colaboração com a Embaixada Britânica em Lisboa e com o British Council.

 

O trabalho do Reino Unido na área das alterações climáticas tem sido relevante quer interna, quer externamente. A existência de um Fundo de Carbono, a prioridade à investigação científica em diversos domínios (desde a avaliação do fenómeno e das suas consequências à mitigação das emissões e dos efeitos) até ao trabalho com organizações não governamentais, é mostra de um forte empenho. A nível externo, a presidência britânica dos países mais ricos (G8) seleccionou como um dos dois temas principais as alterações climáticas (a par da pobreza em África).

 

Neste quadro há um vasto conjunto de iniciativas onde a troca de informação, de experiências, de formação, entre a Quercus e instituições do Reino Unido de diferente natureza nos domínios da conservação de energia, energias renováveis, alterações climáticas é uma oportunidade excelente para a melhoria do Projecto Ecocasa atrás referido, bem como para a actuação da associação nas áreas referidas. Neste âmbito, o projecto ECOCASA e o projecto CaRB (Carbon Reduction in Buildings) iniciaram já um trabalho conjunto de acompanhamento das ecofamílias (uma das componentes do Projecto Ecocasa).

 

O projecto CaRB tem por objectivo reduzir as emissões de gases de efeito de estufa associados aos consumos energéticos em edifícios. O projecto é liderado por cinco universidades e tem a duração de quatro anos. Muitas das tarefas são assim semelhantes ao projecto Ecocasa que está a ser desenvolvido pela Quercus.

 

O Projecto EcoCasa

 

O Projecto EcoCasa pretende apoiar os cidadãos a pouparem energia em suas casas, em questões como a iluminação, os electrodomésticos, o fogão, o aquecimento de água, o conforto térmico da sua casa e informá-los sobre como se pode planear e construir uma habitação energeticamente mais eficiente.

 

Este projecto é uma das iniciativas da Quercus com maior expressão na área da educação e formação ambiental. O projecto teve início em Janeiro de 2004 e prolongar-se-á até pelo menos Dezembro de 2006, integrando várias componentes de sensibilização entre elas a componente EcoFamílias (mais de 75 famílias serão seguidas para avaliar o seu comportamento energético e o potencial de poupança durante um ano a partir de 1 de Outubro de 2005), a componente linha telefónica / internet EcoCasa (21-7782090; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.“>info@ecocasa.org) e ainda o site www.ecocasa.org.

 

O Projecto Ecocasa tem um vasto conjunto de entidades e empresas envolvidas, procurando ainda alargar o conjunto de parceiros que através de apoio em termos de informação ou também financeiro suportem as actividades do projecto.

 

Lisboa, 8 de Setembro de 2005

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

Para mais informações contactar Francisco Ferreira, membro da Direcção Nacional da Quercus, 96-9078564 ou Ana Rita Antunes, responsável pelo projecto Ecocasa, 96-4284193, Fátima Dias do British Council, 21 321 4507 e Renata Ramalhosa da Embaixada Britânica, 21 3924057.