+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus atribui Prémio à Plataforma Nunca Mais

Com o objectivo de distinguir entidades, empresas ou cidadãos que se evidenciem na defesa do ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável, esta Associação Nacional de Conservação da Natureza instituiu o

Prémio Quercus.

 

O Prémio Quercus 2004 será atribuído à Plataforma Nunca Mais em reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido em sequência do desastre ocorrido com o petroleiro “Prestige”, em Novembro de 2002, que contaminou de

forma extensa o mar e a costa da Galiza, ameaçando também o território português.

 

A cerimónia de entrega do Prémio Quercus à Plataforma Nunca Mais decorrerá Sábado, 24 de Abril, pelas 21 horas, na Galeria Municipal de Ourém, no Castelo de Ourém.

 

A Plataforma Nunca Mais foi criada a 21 de Novembro de 2002, poucos dias depois do navio Prestige se afundar frente à costa galega. Esta organização aglutinou desde então a resposta da sociedade civil contra o desastre ecológico e exigiu responsabilidades pela sua má gestão.

 

A Plataforma Nunca Mais está representada na sociedade civil galega através de mais de 200 associações e colectividades de diverso tipo: confrarias de marinheiros, associações culturais, políticas, ecologistas, de moradores, sindicais, de produtores e comerciantes de peixe, etc. A criação desta plataforma foi fruto da reacção massiva da população galega relativamente à maré negra provocada pelo derrame de fuelóleo do Prestige e teve por objectivo a exigência de responsabilidades políticas ao governo autonómico, ao governo estatal e à própria União Europeia.

 

A Plataforma Nunca Mais exige, nas suas reivindicações básicas, a declaração da Galiza como zona de catástrofe e a imediata dotação de recursos de todo o tipo para reparar as graves consequências económicas, sociais, ambientais e para a saúde provocadas pelo desastre. Reclama também a existência de mecanismos de prevenção que impeçam que situações como esta voltem a

repetir-se no futuro.

 

A plataforma mobilizou mais de 300.000 pessoas ao mesmo tempo em diferentes pontos do país e conseguiu juntar em Compostela a 1 de Dezembro de 2002 mais de 200.000 pessoas na manifestação mais participada da história da Espanha.

 

Para além de muitas outras actividades que desenvolveu, a 8 de Janeiro de 2003 a plataforma interpôs uma acção judicial contra os responsáveis pela catástrofe ambiental.

 

Lisboa, 22 de Abril de 2004

Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza