+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Impossível descansar no acampamento no Campo Grande!

Os elementos da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza que estiveram a efectuar medições de ruído no Campo Grande em Lisboa e que procuraram dormir sem grande êxito em tendas no cruzamento da Avenida Brasil com o Campo Grande, identificaram níveis de ruído várias ordens de grandeza acima do previsto na legislação.

 

De facto, para o período nocturno entre as 22 horas e as 7 horas, a legislação prevê um limite para a medição integrada de ruído (Leq) de 45 dB para zonas residenciais (sensíveis) como aquela em que nos encontramos. O valor medido foi de 68 dB, o que, devido à escala logarítmica, significa um ruído várias vezes superior ao admitido pela legislação.

 

Os principais factores de perturbação foram:

 

– elevado tráfego rodoviário, com maior peso para os veículos pesados, nomeadamente autocarros até cerca da meia-noite e no início da manhã e outros pesados durante toda a noite; foi notório o excesso de velocidade dos automóveis ligeiros nas vias circundantes, agravando significativamente o ruído, incluindo arranques exagerados e algumas motas e motorizadas causando elevada perturbação;

 

– elevado tráfego aéreo (aterragens) entre as 22 e as 23 horas, tendo havido quatro aterragens no período de excepção entre as 0 e as 6 horas, onde apenas movimentos de voos com interesse público deveriam ter lugar. O mais significativo foi às 5:54h com um avião de grande porte.

 

Os níveis agora identificados serão certamente semelhantes a muitos outros locais em grandes cidades do país e reforçam a necessidade de cumprir a legislação e dar prioridade à inventariação deste problema e às medidas de redução de ruído.

 

 

 

 

Todos os valores desde o início das medições podem ser encontrados em www.quercus.pt.

 

A Quercus terminará este alerta no Campo Grande cerca das 14/15 horas de hoje, dia em que passam dois anos da entrada em vigor da mais recente Lei do Ruído.

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

Lisboa, Campo Grande, 07h05, 15 de Maio de 2003