+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Criação da Plataforma para o Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela

Face às crescentes pressões sobre o património Natural, Paisagístico e Cultural de elevado valor da região da Serra da Estrela, um grupo de cidadãos e associações onde se inclui a ASE – Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela, a Desnível – Associação de Desportos de Aventura, a LPN – Liga para a Protecção da Natureza e a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, reuniram-se no passado dia 9 de Setembro de 2006 para discutir esta problemática.

 

Perante a análise da gravosa realidade ambiental vivida actualmente na Serra da Estrela, principalmente na área do Parque Natural, resultou a intenção de criação da “Plataforma para o Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela”.

 

Esta Plataforma tem por finalidade proteger a Serra da Estrela promovendo activamente a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável no seu seio. Em particular, pretende combater projectos e actividades não compatíveis com a conservação dos recursos naturais, impedir a desertificação das aldeias e fomentar a reintrodução de métodos tradicionais de manutenção de equilíbrios ecológicos, aproveitando os saberes e procedimentos ancestrais. Paralelamente, serão apoiadas acções de recuperação da paisagem que se encontra reconhecidamente ameaçada pelos incêndios e pela extensa erosão dos solos. A Plataforma pretende também, em cooperação com as entidades responsáveis locais, estimular a prática dum turismo de montanha sustentável devidamente enquadrado com o estatuto de área protegida bem como reprimir projectos conceptualmente antagónicos à realidade da região.

 

Finalmente, pretendemos também envolver as populações locais bem como toda a sociedade civil neste movimento, pois além de um dever, é um direito de todos lutar pela preservação dum património singular que nos foi legado por anteriores gerações, e que desejamos, possa vir a ser desfrutado na sua plenitude pelas gerações vindouras.

 

Participam nesta Plataforma e subscrevem este comunicado as seguintes associações:

– ASE – Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (www.asestrela.org);

– Desnível – Associação de Desportos de Aventura(www.adesnivel.pt);

– LPN – Liga para a Protecção da Natureza (www.lpn.pt);

– Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza (www.quercus.pt);

bem como outros cidadãos a título individual.

 

Pela Plataforma para o Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela,

Tiago Pais

Oeiras, 9 de Outubro de 2006.