+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

8ª Reunião da Convenção sobre Diversidade Biológica em Curitiba no Brasil – QUERCUS vai estar presente

Onze anos depois de ter entrado em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre a biodiversidade, delineada na Cimeira do Rio do Janeiro (a ECO/92), realiza-se entre 20 a 31 Março em Curitiba no Brasil a 8ª Conferência das Partes (COP-8).

 

Sobre a convenção:

 

Assinada por mais de 150 países na Cimeira do Rio de Janeiro a Convenção sobre diversidade Biológica tem como objectivos promover o desenvolvimento sustentável. Foi idealizada como uma ferramenta para aplicação dos princípios da Agenda 21. A convenção reconhece que a diversidade biológica não são apenas as plantas, animais, microorganismos e os seus habitats, mas também as necessidades de segurança, alimentação, acesso à saúde, habitação, água e ar limpo e um ambiente saudável.

 

A convenção estabelece três metas importantes: a conservação da diversidade biológica, a utilização sustentável da biodiversidade e a distribuição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos.

 

QUERCUS acompanha estado da biodiversidade

 

A Biodiversidade encontra-se mais ameaçada, particularmente no Século XX, estima-se que mais de 11.000 espécies estejam em risco iminente de extinção.

Portugal é um território com grande diversidade biológica

 

Apesar de ter apenas 92.152 km2, Portugal encontra-se entre os países com maior biodiversidade do espaço europeu, mercê da sua situação bio geográfica e da história evolutiva desta região do mediterrâneo ocidental. Tal diversidade manifesta-se nos inúmeros habitats, paisagens e endemismos Portugueses e Ibéricos que de norte a sul do território nacional e com grande relevo nas ilhas atlânticas, nos oferecem esta grande riqueza natural e ao mesmo tempo nos responsabilizam pela sua preservação.

 

Portugal faz parte da convenção desde 1992, tendo já reportado 2 relatórios sobre a situação da Biodiversidade em Portugal. Actualmente encontra-se em preparação a realização do 3º relatório, no qual a Quercus irá participar.

 

A QUERCUS irá acompanhar o desempenho de Portugal na aplicação da Convenção e da Respectiva Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ENCDB) aprovada em 2001 e do plano de acção para a implementação da ENCDB a implementar pelo ICN, a decorrer até 2007.

 

Quercus e SPVS promovem evento na COP 8

 

A Quercus e a SPVS (Sociedade Brasileira de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) são duas ONGAs que irão promover um evento na COP8 no dia 27 de Março sobre “Dialogo para a Conservação da Biodiversidade Florestal entre Portugal e Brasil”. Esta iniciativa ocorre no seguimento de um trabalho em rede entre ambas ONGAs, com o apoio da fundação AVINA, na troca de experiências e ferramentas de trabalho em prol da conservação da natureza e da gestão sustentável dos recursos naturais. Nesta iniciativa serão apresentados alguns resultados do trabalho destas ONGAs, nomeadamente as campanhas de protecção das Florestas de Araucária no Brasil e da Rede de Micro Reservas Biológicas em Portugal.

 

Veja a divulgação oficial no site da Convenção (nº 150):

http://www.biodiv.org/register/side-events/list.aspx?mtg=COP-08

 

O evento acontecerá no recinto da COP a 27 de Março, segunda-feira, às 13h15.

 

 

Lisboa, 21 de Março de 2006

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza