+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Tratamento de Resíduos Urbanos com Minhocas inaugurado nos Açores

Foi inaugurada no passado dia 18 de Julho no concelho do Nordeste em S.Miguel – Açores a primeira unidade industrial de tratamento de resíduos urbanos através de minhocas (vermicompostagem), sistema que consegue reciclar cerca de 80% desses resíduos. A vermicompostagem é um processo através do qual os resíduos urbanos que não foram sujeitos a recolha selectiva são tratados com recurso a minhocas que digerem toda a componente orgânica (restos de comida, papel e cartão sujo e resíduos de jardins) transformando-a em húmus, um correctivo orgânico para a agricultura.

 

Ao digerir os resíduos orgânicos, as minhocas acabam por limpar outros resíduos, como o plástico, permitindo a sua reciclagem. Deste modo a unidade consegue atingir elevadas taxas de reciclagem.

 

Para além do plástico e da matéria orgânica, a vermicompostagem também permite a reciclagem de cartão, do vidro e de metais, sendo o sistema mais eficiente para reciclar resíduos urbanos indiferenciados.

 

Ao optar por esta solução, a Câmara Municipal do Nordeste está a dar um grande exemplo à Região Autónoma dos Açores, cujo Governo Regional e Autarquias deveriam estudar bem este caso e retirar as respectivas ilações de forma a que possa ser reduzido drasticamente o quantitativo de resíduos que está projectado ser transportado entre as ilhas.

 

Com efeito, com esta solução, apenas os materiais recicláveis teriam de ser encaminhados das ilhas mais pequenas para as maiores, o que permitiria grandes poupanças às autarquias e ao Governo Regional.

 

Finalmente, a Quercus não quer deixar de aproveitar esta oportunidade para prestar homenagem póstuma a Veríssimo Borges, elemento da Quercus que foi em grande parte responsável pela concretização deste projecto.

 

O Veríssimo que foi um grande amigo dos Açores e do seu Ambiente teria certamente a maior felicidade em estar presente neste momento especial.

 

 

Ponta Delgada, 18 de Julho de 2011

 

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza