+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus e Zmar conservam biodiversidade na Costa Sudoeste

No passado dia 5 de Julho, pelas 12h00, a Quercus e o Zmar Portugal assinaram um protocolo de parceria que visa implementar os Compromissos pela Biodiversidade e de Redução da Pegada Ecológica. Neste compromisso, o Zmar compromete-se a implementar um plano de redução que visa a melhoria contínua, nomeadamente através da promoção da eficiência dos recursos, das energias renováveis e do investimento em “capital natural”, preservando com a Quercus espécies e habitats ameaçados na Costa Sudoeste.

 

pastedGraphic.pdf  pastedGraphic_1.pdf

 

O compromisso Zmar

 

O Zmar, reconhecendo que pode afectar, de forma positiva ou negativa, os bens comuns, assume voluntariamente o compromisso de redução do seu impacte ambiental e o dever de cuidar da atmosfera, da hidrosfera e da biodiversidade. Neste sentido, a empresa com o apoio da Quercus, realizou um diagnóstico da sua pegada ecológica, o qual caracterizou os seus impactes ambientais, e está a elaborar um plano de redução que apostará na resolução ou mitigação dos impactes ambientais detectados e caracterizados no diagnóstico efectuado. A componente de reposição ou contra-pegada prevê investimentos em conservação e recuperação de ecossistemas na Costa Sudoeste, nomeadamente, e a título indicativo: a conservação e valorização das lagoas temporárias, a criação de micro-reservas para a conservação da flora endémica da Costa Sudoeste, reprodução em cativeiro do escalo do Mira e de boga do Sudoeste para futuros repovoamentos, a recuperação de áreas dunares ameaçadas e a monitorização de peixes migradores no rio Mira.

 

Zmar: um exemplo de turismo sustentável na Rede Natura 2000

 

A Quercus tem vindo a alertar para a necessidade de se permitir apenas um turismo alternativo nas áreas classificadas, isto é, concebido segundo premissas de integração dos objectivos económicos e dos objectivos de conservação ambiental, associado a áreas de elevada sensibilidade ecológica, onde o turismo contribui, directa ou indirectamente, para a conservação do ambiente, sendo que o Zmar se encaixa num modelo que gostaríamos de ver replicado em outros locais.