+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus identifica os 66 modelos de automóveis mais eficientes em Topten.pt em 7 categorias


Está atualizada a categoria dedicada aos automóveis em www.topten.pt, uma das mais procuradas pelos consumidores portugueses nesta ferramenta online gerida pela Quercus, que apresenta os modelos com melhor desempenho energético à venda no mercado português, em vários grupos de produtos.

Com esta renovação, contabiliza-se um total de 66 modelos automóveis distribuídos por sete categorias, tendo-se registado um maior número de veículos híbridos nesta seleção. Já ao nível dos veículos elétricos, a quantidade de modelos manteve-se em relação à última atualização, realizada há cerca de um ano.

A Toyota, a Ford e a Volkswagen lideram, por esta ordem, a lista das marcas automóveis com mais modelos eficientes representados nas várias subcategorias. Esta atualização fica ainda marcada pela entrada no Topten.pt do Toyota Prius Plug-in, um híbrido que pode ser carregado nos pontos de carregamento dos elétricos.

Observando os 66 modelos, selecionados depois de analisadas as suas emissões de dióxido de carbono (responsáveis pelo aquecimento global e consequentes alterações climáticas) e de outros poluentes atmosféricos, o nível ruído produzido e os recursos utilizados na sua produção, constata-se que os consumos de combustível dos automóveis têm vindo a diminuir, refletindo-se na consequente redução da poluição associada ao seu funcionamento.

O Topten.pt está inserido no projeto europeu Euro-Topten Max, que reúne 21 parceiros de 18 países na tentativa de mostrar aos consumidores que estes têm um papel ativo no combate às alterações climáticas, através das escolhas que fazem no seu dia-a-dia em termos de impacto ambiental. Esta pretende ser também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos fabricados.

Em Portugal, o projeto é gerido pela Quercus e financiado pelo programa europeu Intelligent Energy Europe e pela ADENE – Agência para a Energia.

Mais eficiência é também vantagem fiscal

O peso dado pelos consumidores à eficiência dos automóveis deve ser reconhecido e tornar-se uma prioridade para os fabricantes, uma vez que, em muitos países (entre os quais Portugal), isso traduz-se numa redução da carga fiscal e portanto numa vantagem ao nível do preço de venda e dos impostos anuais. Numa análise atenta a muitas marcas e modelos, verificam-se casos em que a variação é muito significativa, de acordo com o combustível usado e as diferentes potências dos motores associados. Ou seja, não é necessariamente a versão com menor potência a que apresenta um menor consumo e emissões poluentes mais reduzidas.

Mais ou menos ecológicos, é assim cada vez mais necessária uma avaliação informada e quantificada das especificações e das tecnologias dos automóveis para que o consumidor possa fazer a sua escolha a bem da economia e do ambiente.

Lisboa, 9 de outubro de 2012

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza