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Quercus e Veolia Água estão a apoiar 10 projectos escolares que promovem a poupança de água: mais de 1500 alunos envolvidos

A Quercus e a Veolia Água Portugal criaram em 2006 um programa de apoio para dinamização de projectos escolares na área da gestão racional do recurso água e na procura de soluções de reutilização de água. Concorreram 23 escolas e foram seleccionados e financiados os 10 melhores projectos escolares apresentados. Deu-se preferência a candidaturas escolares que, entre outros objectivos, sensibilizassem a comunidade onde está inserida a escola, estimulassem a poupança de água nas populações estudantis, contribuíssem para a mudança de comportamentos relativamente ao uso de recursos e que tivessem carácter inovador.

 

Este programa é tanto mais pertinente quando se sabe que as alterações climáticas são uma evidência científica e que os cenários para Portugal apontam para graves problemas de escassez de recursos hídricos, situação que reforça a necessidade de se criarem mecanismos e estratégias de poupança de um recurso natural que se vai tornar cada vez mais escasso e de mais difícil obtenção. Tenta-se assim dar um sinal claro à sociedade que a gestão do recurso água é uma tarefa de todos.

 

Conheça agora o contributo e os resultados das escolas através dos projectos que estão a ser realizados neste ano lectivo de 2006-2007:

 

Escola Secundária de Paredes

Projecto “Água, a partilha de uma responsabilidade”

 

No âmbito do projecto “Água, a partilha de uma responsabilidade”, da Escola Secundária de Paredes, foram promovidas diversas iniciativas quer a nível da própria escola, quer a nível da comunidade envolvente.

No contexto da escola promoveu-se: a substituição dos bebedouros; a desactivação do sistema automático de rega; a plantação de espécies vegetais menos exigentes em água; uma maior vigilância nos gastos da água (após a identificação de situações específicas, com recurso a um inquérito interno); a montagem de exposições com trabalhos dos alunos, a organização de concursos literários e de desenho (o concurso para o logótipo do projecto teve a participação de alunos de outras escolas), a elaboração de placas com textos e imagens alusivos à poupança de água (as placas já estão prontas mas ainda não foram colocadas nos locais já definidos – casas de banho, cantina e balneários) e o enriquecimento da biblioteca escolar com material didáctico proveniente do Museu da Água. Falta concretizar a pintura de um painel para o polivalente.

A nível da comunidade extra-escolar, o projecto implicou a montagem, com a colaboração de alunos de uma turma do 9º ano, de uma peça de teatro (a qual já foi apresentada em duas escolas primárias da região, faltando a apresentação noutra escola); a construção de jogos didácticos (que foram aplicados aos alunos que assistiram à peça de teatro); a elaboração de dois inquéritos, um sobre a utilização da água a nível doméstico e outro sobre a distribuição da água no concelho de Paredes.

Muitas das iniciativas propostas no projecto foram já concretizadas. A peça teatral, os jogos e os inquéritos à comunidade local foram as actividades que conseguiram maior projecção, isto porque a peça de teatro e os jogos criaram uma grande empatia entre os alunos das primárias e do 9º ano e com as ideias por eles transmitidas; os inquéritos revelaram preocupações e atitudes na comunidade local em relação ao tema da Água.

 

Coordenação: Iolanda Borges

 

Agrupamento de Escolas de Cacia – Aveiro

Projecto “Uso Racional da Água”

 

No âmbito do programa “Poupar Água, Prevenir o Futuro” e no desenvolvimento do projecto “Uso Racional da Água” a decorrer na EB2,3 de Cacia, Aveiro, em parceria com o Brasil, a Bélgica, o Japão e a Argentina, fizeram-se pesquisas na Internet, visionaram-se vídeos e consultaram-se livros; após a recolha de alguma informação foi preenchido um questionário sobre a percepção do uso racional da água, por professores, alunos e encarregados de educação.

Após esta fase, e depois de analisados e discutidos os resultados do questionário, foram elaborados cartazes para afixar na escola e em alguns estabelecimentos comerciais, e panfletos sobre “estratégias de redução do consumo de água”, que foram distribuídos pelas pessoas que visitaram o mercado da localidade. Fez-se um percurso orientado pelo espaço envolvente da escola para se observar o estado da rede de abastecimento de água e esgotos. Organizou-se um colóquio na escola aberto a alunos, pais, professores e pessoal auxiliar e administrativo, dinamizado pela Engenheira Fernanda Baião, dos Serviços Municipalizados de Aveiro, e pela Dr.ª Ana Albuquerque Barata, da Quercus. Visitou-se a nascente do Rio Vouga, que passa na nossa localidade, e as termas de S. Pedro do Sul, nascente de água quente do mesmo rio. Visitou-se a Estação de Telegestão de Águas do Silval (ETA de onde provém a água consumida na nossa zona) e visitou-se a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Cacia (ETAR que recolhe as águas sujas produzidas na nossa zona). Com o envolvimento da família fez-se a leitura semanal da água consumida nas residências e na escola, aplicando as estratégias de redução de consumo da mesma. Estas estratégias e os resultados do consumo de água individual estão publicados numa brochura, editada pela Câmara Municipal de Aveiro.

Neste momento trabalha-se na implementação de um sistema de rega gota a gota para a horta da escola.

 

Coordenação: Maria da Conceição Monteiro Silva

 

 

Escola E. B. 2,3 D. Afonso, 4º Conde de Ourém – Ourém

Projecto “Recursos Hídricos da nossa Região: uma das nossas riquezas a preservar”

 

Ao longo destes meses e após a recepção às entidades promotoras do projecto “Poupar água, prevenir o futuro”, os alunos tiveram a oportunidade de começar a calcorrear as margens da Ribeira de Seiça, após as grandes torrentes de água que ocorreram durante o início do ano, e que como mais à frente se dirá, alteraram um pouco as condições do leito da ribeira. Em relação às actividades programadas, os alunos têm tirado algumas fotografias nas saídas de campo de modo a documentar-se, de alguma maneira, o que se vai observando. Também é nestas saídas que os alunos terão a oportunidade de aprimorar (e alguns experimentar) a sua técnica fotográfica, melhorando gradualmente a qualidade das fotografias que vão tirando (do ponto de vista técnico e estético).

Relativamente a situações menos positivas, e para além do muito lixo depositado ao longo das margens da Ribeira de Seiça, os alunos tiveram também a oportunidade de observarem descargas de efluentes domésticos directamente para o leito da ribeira, causando importantes focos de poluição num meio já tão frágil.

A partir de meados de Abril vão continuar a realizar outras saídas, com melhores condições climatéricas; à medida que a temperatura da água subir, e o caudal da ribeira diminuir, estaremos atentos ao aparecimento da espécie que procuramos: a Lampreia-de-riacho.

 

Coordenação: Gabriel Lagarto

 

Escola Básica 2 – Frei António Brandão – Benedita

Projecto “A Água e os Homens”

 

Foi feita a sensibilização da Comunidade Escolar para a poupança da água através de panfletos feitos pelos alunos e distribuídos pela escola, bem como mensagens afixadas em placar na zona do bar. Fez-se a comemoração dos dias Nacional e Mundial da Água.

Entre as diversas actividades há que salientar a organização de brigadas de alunos que verificaram diariamente se as torneiras dos WC estavam bem fechadas e a funcionar correctamente, enquanto outras faziam a leitura semanal do consumo de água no contador da escola e o respectivo registo.

No que toca ao envolvimento da comunidade, foi efectuado um levantamento dos recursos hídricos da nossa região e elaborado um pequeno documentário (que seguiu em anexo ao relatório final).

Outra actividade desenvolvida neste âmbito foi a preservação da Lagoa do Casal da Estrada. Assim os alunos ‘puseram mãos à obra’ e sensibilizaram as autoridades locais e conseguiram evitar o entulhamento da lagoa, destino de tantas outras existentes na nossa região. A recuperação da lagoa comunitária do Casal da Estrada mantém-se ainda este ano em parceria com a Junta de Freguesia da Benedita e a Câmara Municipal de Alcobaça no âmbito do projecto do Eco-Escolas.

Já no que respeita à ligação escola-família, vários alunos realizaram maquetas dos sistemas de captação e armazenamento de água nas suas casas.

No campo de actividade lúdica, foi elaborado um jogo em PowerPoint pelos alunos do 6º F que se designou o “JOGO DA ÁGUA” e que também seguiu em anexo ao relatório final.

 

Coordenação: Margarida Ferreira

 

Escola Básica 2,3 – Sophia de Mello Breyner Andresen – Brandoa

Projecto “”Que seca, tanta seca!”

 

Em Área Projecto, o 5º ano está a desenvolver o tema “A água no mundo em transformação”. Em Ed. Visual fizeram-se postais de Natal alusivos ao tema: uma gotinha de água com o Boneco de Neve, fizeram parte da ilustração dos mesmos. Em Língua Portuguesa os alunos seleccionaram várias frases tendo por tema o consumo/desperdício da água.

Estas mesmas frases foram utilizadas para ilustrar “marcadores” produzidos na disciplina de Formação Cívica. Todas as actividades tem tido grande receptividade por parte dos alunos pois pretendemos que o projecto seja interventivo e induza a uma mudança de hábitos que conduzam a uma poupança de água.

No 6º os alunos contaram em colectivo a história da Gotinha de Água Radical na Área de Estudo Acompanhado. Fizeram a leitura declamada do poema “O grande continente Azul” de J. Jorge Letria, para a comunidade escolar, durante a semana da Leitura. Divididos em grupos, trataram de vários temas (investigaram, produziram DVDs, escreveram, fizeram cartazes) tais como: A seca no Mundo; o Ciclo da água; Desportos náuticos; Fauna aquática; Aquecimento global. Da investigação resultaram trabalhos bastante positivos. Fizeram uma exposição oral de cada trabalho para o grupo turma e, atendendo que foi a primeira vez que o fizeram, as professoras consideraram que os trabalhos foram bastante satisfatórios pois mostraram o envolvimento dos alunos perante o tema proposto.

 

Coordenação: Elisabete Ascensão

 

Escola Básica 2,3 Padre António Luís Moreira – Gaia

Projecto “Água: um bem a partilhar e a proteger!”

 

A escola dinamizou, em interdisciplinaridade, várias actividades no âmbito do projecto “ Poupar Água, Prevenir o Futuro”, a saber:

Redacção de textos e de propostas para poupar água, ilustração e inserção no jornal web www.aquamagica.com

Pesquisa de informação e construção de PowerPoint com propostas para evitar a poluição e o desperdício da água para ser projectado à comunidade no Dia Mundial da Água e divulgado no jornal web.

Ilustrações a partir de textos elaborados pelos alunos expostos nos diferentes locais da escola e numa exposição na Biblioteca,

Elaboração de uma gotinha para divulgação de propostas para poupar água colocada em diferentes locais da escola e na comunidade (Centro de Saúde, Bombeiros, casas comerciais).

Elaboração de cartazes, brochuras, livros, (O que eu posso fazer para poupar água).

Preparação de visitas de estudo / campanha de limpeza (pesquisa e construção de PowerPoint) ao litoral à ELA e a um afluente do rio Febros.

Reportagem fotográfica dos diferentes momentos da realização das actividades.

 

Coordenação: Armanda Pinho

 

Escola Básica 2,3 dos Castanheiros – Caneças

Projecto “Água Doce Água”

 

A partir do mês de Dezembro, os alunos do Clube de Ambiente, realizaram Acções de Sensibilização sobre recolha selectiva de embalagens, no âmbito do concurso “No Amarelo é Limpinho”, (Dezembro-Abril 2007) dos SMAS de Loures, em parceria com a VALORSUL (programa ECOVALOR). Aproveitámos ainda estas acções para alertar para a escassez da água doce e potável, se continuarmos a poluir os nossos cursos de água. Reciclar também é poupar água, como matéria-prima. Reciclar evita a contaminação dos solos, dos cursos de água e da atmosfera.

Paralelamente a estas actividades, desenvolvemos materiais de carácter lúdico e didáctico, com recurso às TIC, como a gravação de CD´s, “A Seca em Portugal”, “Os incêndios”, e ainda a gravação de um CD audio “Resíduo Sólido”. Na disciplina de Ciências Naturais, em Área de Projecto e no Clube de Ambiente, os alunos realizaram trabalhos de pesquisa em grupo, que foram apresentados à turma, para além da disciplina de Ciências, nas aulas das disciplinas não curriculares, como Estudo Acompanhado, Formação Cívica e Área de Projecto.

 

Coordenação: Elisa França

 

Escola Básica 2,3 de S. Silvestre – Coimbra

Projecto “Saber gastar, saber poupar… Para a água nunca acabar!”

 

Os alunos envolvidos no projecto depois de terem criado as mascotes do projecto o Fão, a Fa e a Fita, com a reutilização de materiais: garrafão, garrafa e garrafita, estão a desenvolver a sua acção em duas vertentes: a primeira no sentido da implementação na Escola de medidas concretas de poupança de água e a segunda na preparação e realização de campanhas de sensibilização para a importância daquele elemento natural e da sua preservação que, apesar de se dirigirem à população em geral, têm no entanto como público privilegiado os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento.

No âmbito da primeira linha de acção já está elaborado, com concordância do Conselho Executivo, o projecto da instalação na Escola, até ao final do ano lectivo, de um depósito de recolha de água das chuvas para a rega de jardim/plantas de interior e aplicação de economizadores de água nos duches do balneário do pavilhão desportivo.

Relativamente à segunda acção realizaram o estudo do ciclo da água e da intervenção do Homem no Ciclo de Água, fizeram o levantamento de situações de desperdício associados ao consumo de água e produziram e adaptaram materiais simples informativos e pedagógicos para serem utilizados pelas crianças do 1º Ciclo do Agrupamento para estudar a água e sensibilizar para a sua poupança e utilização racional: apresentações powerpoint, cartazes, o caderno da água, folhetos informativos, um jogo da glória gigante, etc.

 

Coordenação: Berta Bemhaja

 

Escola Básica 2,3 deVimioso

Projecto “Por mim, por ti, por todos…”

 

A Escola EB 2/3 de Vimioso está a desenvolver o projecto “Por Mim, Por Ti, Por Todos…!”. Iniciou no ano lectivo 2005/2006 e irá terminar no ano lectivo decorrente. O objectivo primordial do mesmo é sensibilizar tanto a comunidade escolar como a comunidade geral para a importância e necessidade premente de utilizar racionalmente este recurso tão precioso e esgotável, que é a água!

Sendo os alunos, por excelência, os actores de todo o projecto, estão a realizar as seguintes actividade:

• Levantamento das práticas de utilização doméstica da água no concelho, análise e exposição dos resultados no espaço escolar;

• Realização de um anúncio publicitário alusivo à poupança da água e passagem do mesmo no cinema local, antes de cada sessão;

• Um grupo de alunos do 2º ciclo está a ensaiar alunos do 1º ciclo para a representação de uma peça de teatro sobre o tema da água, a qual será apresentada no final do ano lectivo, a toda a comunidade;

• Elaboração de trabalhos relacionados com a necessidade de fazer um uso correcto da água afim de realizar uma exposição dos mesmos no dia 22 de Março de 2007;

• Realização de uma reportagem escrita sobre a água (eco-repórter);

• Elaboração de uma banda desenhada alusiva ao tema da água.

 

 

Coordenação: Georgina Espenica

 

Escola Básica 2,3 D. Inês de Castro – Alcobaça

Projecto: “Água é Vida”

 

O projecto que está a ser realizado pretende desenvolver acções que melhorem o desempenho ambiental da escola, estimulando a adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano ao nível pessoal, familiar e comunitário. Diversas acções foram realizadas com destaque para a visita de estudo às nascentes do rio Alcoa e respectiva monitorização, para a implantação de um sistema de rega sustentável na escola e para a recuperação/limpeza de uma nascente. Realizou-se também uma campanha de sensibilização para a poupança e racionalização do uso da água, onde foi divulgada uma banda desenhada. Canalizações, torneiras e autoclismos foram alvo de intervnções para melhorarem o desempenho da escola e diminuírem custos.

 

Coordenação: João Manuel Tereso

 

 

Lisboa, 22 de Março de 2007