+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus ajuda a compensar aumento do IVA pela poupança das facturas de energia

No dia em que o Governo anunciou a subida da taxa de IVA para a electricidade e gás, a Quercus compromete-se a reforçar o apoio às famílias portuguesas na poupança de energia, através do projecto EcoCasa (www.ecocasa.pt) e dos programas Minuto Verde e 1 Minuto pela Terra.

 

As famílias portuguesas têm um potencial de poupança de 8% na sua factura de electricidade, se tivermos em conta que ainda há muito a fazer para conseguirmos uma casa eficiente. Esta redução equivale a cerca de 45,5 euros/ano.

 

Desligar o standby do televisor, trocar as lâmpadas por outras mais eficientes e escolher electrodomésticos de classe energética A ou superior, são conselhos da Quercus para uma redução da factura de electricidade.

 

Mas também é possível reduzir a factura de gás sendo, também aqui, significativos os ganhos. Só por fechar a torneira da água quente e não gastar mais de 10 minutos no duche, é possível reduzir parte da factura, relativa ao aquecimento de água, em 4% e mais 17 euros/ano.

 

A este potencial de poupança deve ser somado os ganhos decorrentes da reabilitação urbana, com a aposta no reforço do isolamento térmico e nas janelas eficientes, que podem proporcionar reduções significativas nas necessidades de aquecimento e arrefecimento das habitações.

 

A Comissão Europeia, no Plano de Eficiência Energética 2011, reforçou a importância da eficiência energética, afirmando que esta pode ser o maior recurso energético da Europa. Os Estados-membros têm Planos de Acção para a Eficiência Energética, em curso, mas segundo recentes estimativas da Comissão não devem atingir o objectivo de 20%, traçado em 2007.

 

Por último, é necessária uma maior transparência do tarifário, para os consumidores estarem informados sobre o que estão a pagar efectivamente na sua factura de electricidade.

 

 

Lisboa, 12 de Agosto de 2011

 

A Direcção Nacional da

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza