A Quercus e a Empresa Águas do Algarve, S.A vão acompanhar durante um ano os consumos de água de dez famílias residentes no Algarve, através do Programa Piloto EcoFamílias – Água, que se iniciou em 2007 e está inserido no Projecto Ecocasa-Água, através do qual se irá avaliar o uso eficiente da água no sector doméstico.
De acordo com a monitorização realizada nos primeiros meses deste ano, as famílias apresentam um consumo médio diário de 284 litros por fogo, inferior ao valor do consumo médio diário nacional de 310 litros por fogo, segundo o “Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água”.
Com este projecto pretende-se ajudar as famílias a fazer uma utilização mais eficiente da água em suas casas e, ao mesmo tempo, avaliar a poupança efectiva conseguida através da utilização dos redutores de caudal. No final do ano serão apresentados os resultados do programa, onde se mostrará a redução conseguida.
Nos dias 16, 17 e 18 de Junho serão realizadas visitas às habitações das várias famílias contempladas, nas quais se procederá à instalação de redutores de caudal nas torneiras mais utilizadas. Um dos redutores será instalado na cozinha e outros dois na casa de banho (lavatório e chuveiro).
Na 3ª feira, dia 17, pelas 10h, está agendada a instalação de redutores de caudal na habitação da EcoFamília Martins, em Faro.
Solicitamos a V/ presença nesta visita, no sentido de divulgar este projecto e explicar os seus objectivos e procedimentos. Da parte da Quercus, estarão presentes Francisco Ferreira, vice-presidente, Ana Rita Antunes, coordenadora do projecto Ecocasa e Sara Ramos, técnica da equipa EcoFamílias.
Para facilitar a deslocação até ao local, apontamos como ponto de encontro, pelas 9.30h, a entrada da Casa dos Rapazes situada na Rua Dr. José de Matos em Faro.
Lisboa, 16 de Junho de 2008
A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional da Conservação da Natureza