No âmbito das comemorações do Dia da Floresta, o núcleo regional da Quercus de Castelo Branco em parceria com a Escola Superior Agrária de Castelo Branco organizaram na passada semana a “Semana da Floresta” que decorreu de 10 a 14 de Março.
Esta semana contou com a participação de mais de 700 crianças das escolas do concelho de Castelo Branco e com a colaboração de cerca de 20 jovens, maioritariamente alunos do Instituto Politécnico de Castelo Branco, das Escolas Superior Agrária (do curso de Eng. de Recursos Naturais e Ambiente e de Enfermagem Veterinária) e da Escola Superior de Educação (do curso de Animação Cultural), tendo contado também com a colaboração de docentes da ESA-CB e colaboradores da Quercus.
A actividade decorreu no Parque Botânico da Escola Superior Agrária e constou de diversos ateliers. Cada grupo teve à sua escolha seis ateliers sendo que poderia participar apenas em dois, houve ainda espaço para pinturas corporais sempre sob o tema da floresta.
Os ateliers desenvolvidos durante esta semana foram tão diversos como:
– Safari na Floresta durante o qual os participantes puderam conhecer mais de perto as espécies de flora existentes no Parque Botânico;
– Observação de Aves para identificação da avifauna presente no Parque;
– Atelier de Anfíbios através do qual se tentou desmistificar todas as lendas relacionadas com estes animais, dar a conhecer estas espécies como forma de as proteger;
– O jardim à Lupa com o qual se observaram alguns componentes do Parque à escala do milímetro.
– O Jogo dos Sentidos, durante o qual as crianças puderam sentir o Parque recorrendo apenas ao tacto e ao olfacto.
– Construção de comedouros para aves, que serviu para construir novos locais de alimentação para as aves que vivem no Parque.
O objectivo desta actividade, aberta a todas as escolas do concelho, foi contribuir para a divulgação das diversas partes constituintes das florestas naturais e alertar para a necessidade da sua preservação, através da promoção de actividades simples, mas eficazes para uma consciencialização destas crianças que serão os adultos do futuro.
Chamamos a atenção para o facto de não ter sido plantada qualquer árvore nesta semana, isto porque, o Dia da Floresta a 21 de Março foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa. A plantação de árvores na Primavera em Portugal apresenta frequentemente um baixo sucesso associado ao aumento das temperaturas e redução das chuvas que se faz sentir com a proximidade do Verão. O Dia da Floresta Autóctone, a 23 de Novembro, está mais adaptado às condições climatéricas da Península Ibérica para se proceder à sementeira ou plantação de árvores.
Castelo Branco, 18 de Março de 2007
Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza