+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Mais de 700 crianças participaram na Semana da Floresta | Nota de Imprensa

No âmbito das comemorações do Dia da Floresta, o núcleo regional da Quercus de Castelo Branco em parceria com a Escola Superior Agrária de Castelo Branco organizaram na passada semana a “Semana da Floresta” que decorreu de 10 a 14 de Março.

 

Esta semana contou com a participação de mais de 700 crianças das escolas do concelho de Castelo Branco e com a colaboração de cerca de 20 jovens, maioritariamente alunos do Instituto Politécnico de Castelo Branco, das Escolas Superior Agrária (do curso de Eng. de Recursos Naturais e Ambiente e de Enfermagem Veterinária) e da Escola Superior de Educação (do curso de Animação Cultural), tendo contado também com a colaboração de docentes da ESA-CB e colaboradores da Quercus.

 

A actividade decorreu no Parque Botânico da Escola Superior Agrária e constou de diversos ateliers. Cada grupo teve à sua escolha seis ateliers sendo que poderia participar apenas em dois, houve ainda espaço para pinturas corporais sempre sob o tema da floresta.

 

Os ateliers desenvolvidos durante esta semana foram tão diversos como:

 

– Safari na Floresta durante o qual os participantes puderam conhecer mais de perto as espécies de flora existentes no Parque Botânico;

 

– Observação de Aves para identificação da avifauna presente no Parque;

 

– Atelier de Anfíbios através do qual se tentou desmistificar todas as lendas relacionadas com estes animais, dar a conhecer estas espécies como forma de as proteger;

 

– O jardim à Lupa com o qual se observaram alguns componentes do Parque à escala do milímetro.

 

– O Jogo dos Sentidos, durante o qual as crianças puderam sentir o Parque recorrendo apenas ao tacto e ao olfacto.

 

– Construção de comedouros para aves, que serviu para construir novos locais de alimentação para as aves que vivem no Parque.

 

O objectivo desta actividade, aberta a todas as escolas do concelho, foi contribuir para a divulgação das diversas partes constituintes das florestas naturais e alertar para a necessidade da sua preservação, através da promoção de actividades simples, mas eficazes para uma consciencialização destas crianças que serão os adultos do futuro.

 

Chamamos a atenção para o facto de não ter sido plantada qualquer árvore nesta semana, isto porque, o Dia da Floresta a 21 de Março foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa. A plantação de árvores na Primavera em Portugal apresenta frequentemente um baixo sucesso associado ao aumento das temperaturas e redução das chuvas que se faz sentir com a proximidade do Verão. O Dia da Floresta Autóctone, a 23 de Novembro, está mais adaptado às condições climatéricas da Península Ibérica para se proceder à sementeira ou plantação de árvores.

 

Castelo Branco, 18 de Março de 2007

 

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza