+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável | Porto, a partir de 23 de Fevereiro

O Núcleo Regional do Porto da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza está a organizar, para os dias 23 de Fevereiro, 29 de Março, 19 de Abril e 24 de Maio no Museu Nacional Soares dos Reis no Porto, as Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável, no sentido de sensibilizar os vários intervenientes do sector para uma arquitectura e construção mais sustentáveis.

 

Arquitectura Sustentável é a projecção, construção e/ou reabilitação de edifícios tendo em conta o impacto ambiental de todos os processos envolvidos desde os materiais utilizados até às técnicas de construção, passando pelo consumo de energia no processo construtivo e no edifício durante o seu tempo de vida.

 

As Jornadas serão estruturadas em quatro painéis que pretendem cobrir as mais relevantes aproximações existentes relacionadas com a arquitectura sustentável. São eles:

 

Conservação e Uso Racional da Água, Data: 23 de Fevereiro

 

Abertura e moderação pelo Dr. Hélder Spínola, presidente da Direcção Nacional da Quercus, seguida das apresentações: “Aproveitamento de água da chuva em edificações” pela Eng.ª Elisabete Bertolo; “Integração de soluções de sustentabilidade nas instalações prediais de água: dois casos de estudo” pelo Eng.º Armando Silva Afonso (Universidade de Aveiro); “Casos Práticos” pelo Arq. Nadir Bonaccorso, “Sistemas amigos do ambiente” pela empresa Roca, e “O uso do esgoto para climatização e refrigeração de edifícios” pelo Eng.º Tiago Macedo Franco da empresa Hidroprojecto.

 

Materiais e Tecnologias Inovadoras para a Construção Sustentável, Data: 29 de Março 2008

 

Apresentação e moderação por Alexandre Fernandes da ADENE, seguida das apresentações: “Construção em Madeira e Eco Desenvolvimento: a construção, a floresta e a paisagem” pelo Arq. Jorge Lira, a empresa Natural Works pelo Eng.º Guilherme Carrilho da Graça, “Iluminação natural nos edifícios” pelo Dr. António J. C. Santos (LNEC), “Coberturas Ajardinadas” por Cannatà & Fernandes, Arquitectos e por fim “Armadilha Solar” pelo Arq. Miguel Veríssimo.

 

Sistemas de Avaliação e Certificação da Sustentabilidade de Edificações, Data: 19 de Abril 2008

 

Apresentação e moderação pelo Arq. Miguel Nery, representante do Conselho Directivo Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, seguida das Apresentações: empresa Edifícios Saudáveis pelo Eng. Ricardo Sá, “Sistema de Certificação LEED: o caso da HF e da ECP” pela Arq. Inês Cabral, apresentação do livro “Construção Sustentável – Soluções Eficientes hoje são a nossa Riqueza de Amanhã ” pela autora, Arq. Livia Tirone, “Sistema de Certificação LIDERA” pelo Prof. Manuel Duarte Pinheiro (CEHIDRO/DECivil), caso “Ponte da Pedra” pelo Arq. Carlos Coelho e por fim “A importância da certificação ambiental na Nova Promoção Imobiliária” pelo Dr. Francisco Rocha Antunes.

 

Cidades Sustentáveis, Data: 24 de Maio

 

Onde se pretendem apontar soluções aos desafios relacionados com a cidade sustentável, estimulando o debate em mesa redonda entre especialistas em jeito de conclusão de todos os painéis anteriores.

 

 

Pretende-se com as Jornadas, proporcionar as condições ideais para a divulgação do conhecimento e a discussão em âmbitos nacional e internacional sobre a construção sustentável, desde os conceitos fundamentais às novas tecnologias e soluções construtivas, aplicação de materiais bem como análise de casos de referência. Pretende-se igualmente destacar empresas que pelas suas práticas e/ou produtos contribuam igualmente para o desenvolvimento cada vez mais assertivo e proeminente desta temática

 

Informação mais detalhada em: http://jornadasquercus.blogspot.com

 

 

Porto, 21 de Fevereiro de 2008

 

A Direcção do Núcleo Regional do Porto

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza