+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

“Freedom Festival” | Albufeira do Caia salvaguardada

Em resultado do comunicado enviado pelas Associações CEAI, FAPAS, GEDA, LPN, Quercus e SPEA, que constituíram a Plataforma de Defesa da Albufeira do Caia, as Instituições Públicas responsáveis pela cedência das autorizações necessárias à realização da segunda edição do “Freedom Festival”, optaram por alterar a localização inicialmente prevista (Albufeira do Caia), diminuindo assim consideravelmente os impactes para a fauna local, sem anular os benefícios económicos do evento para a região.

 

Em Fevereiro de 2007, após difusão do referido comunicado, realizou-se em Campo Maior uma reunião com a organização do Festival onde foram discutidos diversos aspectos relacionados com o evento.

A organização do evento solicitou às Associações que realizassem funções de “policiamento ambiental” durante o Festival. Contudo esta situação foi recusada. O “Freedom Festival” é um festival de música electrónica, que tem como um dos principais objectivos a “harmonia com a natureza”, por este motivo as Associações exigiram o cumprimento deste compromisso.

A Plataforma solicitou assim a deslocação do Festival para um local alternativo, que tivesse em conta a preservação da Albufeira do Caia, e ao mesmo tempo a satisfação do público, visto ser importante o evento localizar-se perto da fronteira, no eixo Madrid-Lisboa.

Face à recusa por parte dos organizadores de alterar a localização inicialmente proposta, foi solicitado a realização de um estudo de impactes ambientais na Albufeira do Caia por parte da Câmara Municipal de Elvas, documento este que provocou uma mudança de opinião por parte dos organizadores. Nesta sequência, foi rapidamente encontrada uma alternativa na Barragem da Herdade da Chaminé, em Vila Fernando, situada no concelho de Elvas, perto da A6 (Lisboa-Caia). Esta opção foi considerada mais favorável devido aos impactes bastante menos negativos, quer na fauna, quer nos habitats locais.

A Plataforma de Associações gostaria de agradecer os esforços realizados pelas diversas Instituições responsáveis, sobretudo à Câmara Municipal de Elvas, que possibilitaram a alteração da localização deste Festival, credibilizando aqueles que defendem o Ambiente e valorizando as áreas protegidas ou em vias de protecção, num momento em que o Governo pretende atribuir mais competências aos Municípios em matéria de espaços naturais protegidos.

 

 

Elvas, 27 de Julho de 2007.

 

A Plataforma de Defesa da Albufeira do Caia