+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Desportos de Aventura ilegais destroem ecossistemas dunares

A instalação e o uso de equipamentos de apoio para actividades desportivas de aventura estão a destruir áreas de vegetação dunar junto à praia da Ilha do Pessegueiro, situação que se verifica em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

 

A Quercus já contactou as várias entidades que partilham responsabilidades na gestão dos espaços do litoral, tendo confirmado que se trata de uma actividade que foi instalada e que se encontra a ser praticada ilegalmente, contrariando diversos instrumentos de ordenamento do território, designadamente os Planos de Ordenamento da Orla Costeira e do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

 

Ainda para mais, constata-se que estamos na presença de uma praia com Bandeira Azul da Europa, galardão que obriga à existência de informação afixada na praia e incluída no material para turistas sobre as áreas sensíveis e ecossistemas na área da praia, bem como sobre o comportamento a assumir perante estas. Verifica-se assim uma situação paradoxal, em que ao mesmo tempo que se sensibiliza para a protecção dos ecossistemas sensíveis são instalados equipamentos em cima das dunas e se promove o pisoteio com consequente destruição das plantas dunares.

 

Quercus exige a retirada dos equipamento e o arrear da Bandeira Azul da Europa

 

Considerando a gravidade da situação, a Quercus exige às entidades responsáveis, nomeadamente à Capitania no Porto de Sines, à Administração da Região Hidrográfica do Alentejo e ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que imponham ao concessionário da praia a imediata retirada dos equipamentos instalados. Considerando igualmente que uma praia cujo concessionário promove a destruição de áreas sensíveis para a conservação da natureza não pode possuir um galardão de qualidade, como a Bandeira Azul da Europa, a Quercus insta a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa a não permitir o seu uso até a situação ficar resolvida.

 

 

Lisboa, 19 de Julho de 2010

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza