A Quercus e a Águas do Oeste organizam, no próximo dia 6 de Outubro de 2011, um Seminário subordinado ao tema “Uso Eficiente da Água no Sector Residencial”, que decorrerá entre as 9h e as 16h no Convento de S. Miguel das Gaeiras, em Óbidos. À luz do contexto nacional actual, em que o país regista um consumo de água bastante mais elevado quando comparado com as necessidades reais dos vários sectores de actividade, este Seminário pretende estimular, junto da população e de profissionais, a reflexão sobre formas de promover o uso eficiente deste recurso essencial no contexto residencial, desde o abastecimento à utilização.
Projecto Ecocasa-Água acompanhou consumos de famílias
A realização deste Seminário insere-se no âmbito do projecto Ecocasa-Água, desenvolvido pela Quercus na Região Oeste em parceria com a Águas do Oeste.
Incluído no projecto EcoCasa-Água está também o programa EcoFamílias-Água, cujo objectivo é acompanhar um conjunto de famílias de forma a analisar os seus consumos de água e avaliar a redução dos mesmos através da alteração de comportamentos. À semelhança do que já sucedeu noutras regiões do país, foram acompanhadas famílias dos municípios da região Oeste entre Novembro de 2009 e Junho de 2011, também em parceria com a Águas do Oeste.
Consumo urbano tem elevados custos de tratamento
O consumo urbano de água, que inclui o sector doméstico e os serviços, contribui em parte para os consumos elevados de água, representando, a nível nacional, 8% da procura, sendo no entanto os sectores que têm mais custos associados ao tratamento, para a tornar potável: representa 46% dos custos necessários de investimento na utilização de água.
Nos últimos 50 anos, o consumo de água mundial triplicou, sendo a quantidade de água disponível, por habitante, no ano 2000 menos de metade que em 1950. Podemos relacionar este aumento súbito de consumo com o aumento da população de 2,5 para 6,4 mil milhões de habitantes no mesmo período. De acordo com este cenário, a ONU afirma que a água será a causa maior de conflito mundial nas próximas décadas.
Lisboa, 23 de Setembro de 2011
A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza