+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Cimeira Europeia de Business and Biodiversity com a presença da Quercus e de uma empresa pioneira na aplicação do Biodiversity Check em Portugal

Decorre até 18 de Abril, em Estugarda, Alemanha, a 1ª Cimeira Europeia de Business and Biodiversity, integrada no Fórum de Responsabilidade Social, e reunindo centenas de empresas, sobretudo alemãs e de dimensão internacional.

 

Apesar do formato algo conservador do plenário, com intervenções orais de representantes das empresas, que nem sempre detalharam dados sobre a sua acção na área da biodiversidade, os seminários paralelos temáticos permitiram a apresentação de experiências mais concretas. De Portugal, além da Quercus esteve presente a TAP e a Herdade do Freixo do Meio

1ª Mesa redonda sobre iniciativas e projetos em Business and Biodiversity, na Europa
A Cimeira foi precedida por uma Mesa Redonda de iniciativas de Business and Biodiversity e projetos relacionados, onde intervieram representantes de iniciativas nacionais, internacionais e responsáveis de projetos diversos promovidos por ONG. Paula Silva, na apresentação que fez do projeto da Quercus Empresas e Biodiversidade, aproveitou também para referir a iniciativa estatal portuguesa Business and Biodiversity, lançada em 2007 e que obteve até ao momento a adesão de 63 empresas. O trabalho realizado nesta Mesa Redonda focou temas como a certificação e standards em biodiversidade para empresas, a valorização de serviços de ecossistemas, a auto-avaliação das iniciativas, entre outros, e foi avançado um plano para a cooperação entre as diversas iniciativas existentes.

A 1ª empresa portuguesa a fazer um “Biodiversity Check”
A Quercus, enquanto parceira de cooperação da Campanha Europeia Business and Biodiversity (projeto LIFE) tinha anteriormente proposto a um conjunto de empresas portuguesas, a realização do “Biodiversity Check”, uma ferramenta desenvolvida no âmbito dessa Campanha para as empresas fazerem uma avaliação sobre a sua relação com a biodiversidade, ou seja, uma espécie de “check-up” à performance de cada empresa no que toca à componente ambiental “biodiversidade”. A Herdade do Freixo do Meio respondeu de imediato à sugestão e o check está em curso, seguindo-se em breve a aplicação desta ferramenta numa unidade hoteleira em Sintra.

Herdade do Freixo do Meio intervém na 1º Cimeira Europeia de Business and Biodiversity
Na sequência da realização do Check, Alfredo Cunhal Sendim, gestor da Herdade do Freixo do Meio, foi convidado para intervir na Cimeira, no seminário sobre “Avaliação de biodiversidade nas empresas: a escolha da ferramenta correcta para a empresa”, representando desta forma a experiência concreta de uma empresa portuguesa com atividade no setor agro-pecuário e com um curriculum de boas práticas ambientais, incluindo biodiversidade.

A Quercus, as empresas e a biodiversidade
A Quercus desenvolve, desde há alguns anos, numerosos projetos de conservação da natureza, apoiados por empresas portuguesas. Através do projeto Empresas e Biodiversidade, procura também sensibilizar as empresas relativamente à componente da biodiversidade, ou seja, os impactes e dependências das empresas do meio natural, bem como divulgar as ferramentas disponíveis para o mundo empresarial. Tendo realizado no ano passado algumas acções dirigidas ao setor do retalho alimentar, em 2012 o projeto foca-se sobretudo no setores agrícola e florestal, graças ao co-financiamento do FEADER através do Programa para a Rede Rural Nacional, estando programadas acções que serão oportunamente divulgadas.

Lisboa, 18 de Abril de 2012