+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Bebés recebem fraldas reutilizáveis

Os bebés nascidos na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se realiza de 20 a 28 de Novembro 2010, vão receber Kit’s de fraldas reutilizáveis, para os pais conhecerem e experimentarem esta solução enquanto alternativa às fraldas descartáveis. O projecto Fraldinhas inclui 24 hospitais e maternidades públicas de norte a sul do país, numa parceria desenvolvida pelos Sistemas de Tratamento de Resíduos, pela EGF e pela Quercus.

 

 

A nível nacional serão assegurados a distribuição de cerca de 1.600 kits nas seguintes unidades hospitalares:

 

Zona Norte: Hospital Distrital de Viana do Castelo, Centro Hospitalar do Alto Ave, Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro Hospitalar do Médio Ave, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, Hospital de São Sebastião, Hospital Distrital da Guarda, Centro Hospitalar da Cova da Beira, Hospital Distrital de Aveiro.

 

Zona Centro: Maternidade Bissaya Barreto, Maternidade Dr. Daniel de Matos, Hospital de Santo André, Hospital de Torres Vedras, Centro Hospitalar das Caldas da Rainha.

 

Zona da Grande Lisboa: Maternidade Alfredo da Costa, Hospital Santa Maria, Hospital Amadora Sintra, Hospital Reynaldo dos Santos, Hospital do Barreiro, Hospital Garcia da Orta.

 

Zona Sul: Hospital Dr. Manoel Constâncio, Hospital Amato Lusitano, Hospital Distrital de Portalegre, Hospital Distrital de Faro.

 

Secretário de Estado do Ambiente realiza entrega simbólica

 

A título simbólico, o Secretário de Estado do Ambiente, Prof. Humberto Rosa, entregou um kit de fraldas reutilizáveis ao primeiro bebé nascido na Maternidade Alfredo da Costa na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos. A entrega decorreu hoje, dia 22 de Novembro, após a qual o projecto foi apresentado de forma mais detalhada.

 

O uso de fraldas reutilizáveis é uma das medidas previstas no PPRU – Plano de Prevenção de Resíduos Urbanos, para reduzir a quantidade de resíduos de fraldas produzidos, na quantidade de cerca de uma tonelada por bebé, que, actualmente são encaminhados para deposição em aterro sanitário (74%) e para incineração (26%). Na Valorsul são processadas, a cada hora, 3,5 toneladas de resíduos de fraldas

 

 

 

Projecto Fraldinhas:

 

O Projecto Fraldinhas nasceu da necessidade de sensibilizar a população para a quantidade de resíduos provenientes de fraldas descartáveis, que estão a aumentar todos os anos a um ritmo acelerado. Neste âmbito, e porque não existem soluções de reciclagem em Portugal, a EGF e os Sistemas, em parceria com a Quercus, desenvolveram um projecto de nível nacional que destaque esta necessidade.

 

Estas fraldas inspiram-se no cuidado e dedicação das tradicionais fraldas de pano, mas acompanham o ritmo das gerações actuais – são laváveis, amigas do ambiente, económicas e saudáveis, podendo ajudar a prevenir algumas alergias.

 

O que são Fraldas Reutilizáveis:

 

São fraldas em tecido (algodão, bambu, ou outros produtos naturais) disponíveis em diversos sistemas de utilização (tudo em um ou 2 em 1), fáceis de usar – fecham como mecanismos de velcro ou molas, e que depois de lavadas, podem voltar a ser usadas. Podem ser lavadas na máquina juntamente com a restante roupa, mesmo a 40 graus, e suportam cerca de 800 lavagens.

 

Vantagens:

 

Sabia que a cada hora a Valorsul recebe 3,5 toneladas de resíduos de fraldas que as famílias colocam no lixo? O uso de fraldas reutilizáveis previne a produção de cerca de 1 tonelada de resíduos de fraldas/bebé.

 

Mas existem outras vantagens, para além das ambientais. As fraldas reutilizáveis têm um maior investimento inicial mas podem ser uma grande poupança se considerarmos os 2 anos e meio em que um bebé habitualmente usa fraldas ou a utilização em mais de um filho. Quando um bebé deixar de usar, podem passar de filho para filho, podendo ser reutilizadas até 3 bebés. Se usar apenas para um bebé, no total a sua família poderá poupar 500 euros.

 

Link para o Relatório do Estudo da Quercus sobre os impactes das fraldas reutilizáveis:

http://residuos.quercus.pt/scid/subquercus/defaultarticleViewOne.asp?categorySiteID=394&articleSiteID=2303