+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

A QUERCUS e a REFER assinam no próximo dia 19 de Setembro na Estação de Comboios de Sacavém um protocolo de colaboração para o desenvolvimento do projecto Edifício Verde. Este é um projecto que pretende criar um espaço demonstrativo de construção sustentável através da recuperação dos edifícios da estação de Sacavém para as funções de Sede Nacional da Quercus. O projecto Edifício Verde integrará boas práticas e tecnologias de respeito pelo ambiente, nomeadamente na área da eficiência energética e aproveitamento de energias renováveis, consumo sustentável dos recursos hídricos, respeito pela biodiversidade, minimização da produção de resíduos, entre outros. Projecto Edifício Verde Assinatura de Protocolo REFER – QUERCUS Estação de Sacavém – Quarta-feira, dia 19 de Setembro de 2007 PROGRAMA 14h45 – Recepção dos participantes 15h00 – Abertura Dr. Alfredo Vicente Pereira – Vice-presidente do Conselho de Administração da REFER (Política Ambiental e Responsabilidade Social da REFER e o Projecto Edifício Verde) Arq. Aline Delgado – Coordenadora Projecto Edifício Verde – QUERCUS (Apresentação do Projecto Edifício Verde) 15h30 – Assinatura do Protocolo entre a REFER e a QUERCUS: REFER Eng. Luís Filipe Melo e Sousa Pardal (Presidente do Conselho de Administração da REFER) Dr. Alfredo Vicente Pereira (Vice-presidente do Conselho de Administração da REFER) QUERCUS Dr. Hélder Spínola (Presidente da Direcção Nacional da QUERCUS) Dr.ª Susana Fonseca (Vice-presidente da Direcção Nacional da QUERCUS) 15h45 – Encerramento Dr. Hélder Spínola (Presidente da Direcção Nacional da QUERCUS) Eng. Luís Filipe Melo e Sousa Pardal (Presidente do Conselho de Administração da REFER) 16h00 – Visita ao espaço onde será desenvolvido o Projecto Edifício Verde Veja as fotos da Estação de Sacavém:

A REFER e a QUERCUS assinam amanhã, dia 19 de Setembro, pelas 15:00 horas, na Estação de Caminho-de-Ferro de Sacavém, um protocolo de colaboração para o desenvolvimento do projecto demonstrativo de construção sustentável, “Edifício Verde”.

 

Através deste protocolo, a REFER disponibilizará a Estação de Caminho-de-Ferro de Sacavém para o desenvolvimento do projecto, possibilitando assim a sua reabilitação de acordo com os mais exigentes princípios de sustentabilidade ambiental.

 

No âmbito da cerimónia de assinatura do protocolo, serão apresentadas as metas ambientais para este projecto e decorrerá uma visita aos edifícios da estação que serão sujeitos a intervenção.

 

O Projecto Edifício Verde surgiu da necessidade de apresentar à sociedade portuguesa um edifício que integre as mais variadas soluções que permitem, já hoje, uma redução substancial dos impactes ambientais negativos associados à construção e funcionamento do parque urbano. Nesse sentido, este projecto integrará as melhores práticas e tecnologias que permitem bons níveis de eficiência energética e de aproveitamento de energias renováveis, consumo sustentável dos recursos hídricos, respeito pela biodiversidade, minimização da produção de resíduos, entre outros. Os edifícios reabilitados no âmbito do projecto passarão ainda a constituir a nova sede nacional da QUERCUS, que estará servida por uma rede complementar de serviços de transporte público.

 

Sendo este um projecto ambiental de grande transversalidade, que se cruza com os mais diversos sectores económicos, a sua concretização depende do envolvimento de várias entidades. No que concerne à REFER, este protocolo enquadra-se no âmbito da estratégia de sustentabilidade da empresa e, em particular, no compromisso que assume na sua Política Ambiental em promover a Conservação da Natureza e a Promoção da Biodiversidade, através de parcerias com entidades que desenvolvam uma acção, directa, concreta e material nesta área, e com interesse relevante para a mitigação e compensação dos impactes devidos pela gestão e desenvolvimento da rede ferroviária nacional. Torna-se, assim, na primeira entidade a dar o seu contributo, um contributo essencial para o início deste projecto que, a partir de agora, poderá reunir muitos mais parceiros em torno de um objectivo comum.

 

 

Lisboa, 18 de Setembro de 2007