+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

“Uma árvore pela floresta” junta QUERCUS e CTT pelo sétimo ano consecutivo

Cerca de 100 mil árvores autóctones já plantadas

 

Está de volta a campanha de reflorestação “Uma Árvore pela Floresta”. Pelo sétimo ano consecutivo, a QUERCUS e os CTT e voltam a ser parceiros nesta iniciativa que está já perto de atingir as 100 mil árvores plantadas. O objetivo é permitir que todos/as possam participar ativamente na plantação de espécies autóctones em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas do nosso País, em particular nas regiões mais afetadas pelos incêndios.

 

Na edição de 2020 estará à venda um novo kit, que representa um Fraxinus angustifolia, ou freixo-nacional, que pode ser adquirido até 31 de dezembro por 3,50€ em 300 Lojas CTT espalhadas por todo o País e também na Loja Online em www.ctt.pt durante todo o ano com portes grátis.

 

O novo kit “Uma Árvore Pela Floresta” possui também um QRCode, com uma mensagem sonora que disponibiliza notícias e instruções para o registo do kit no site www.umaarvorepelafloresta.quercus.pt, indicando o local onde será plantada cada árvore para quem quiser participar como voluntário nas plantações a realizar.

 

Os kits vendidos serão convertidos em árvores e arbustos de espécies autóctones, como o freixo, o sobreiro,  a azinheira, o medronheiro, ou o castanheiro, entre muitas outras, a plantar em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas na primavera de 2021, com a participação ativa de todos os voluntários que se inscreverem no website ou através do email voluntarios@quercus.pt.

 

Este é um ano especial porque, com o contributo de todos, estamos prestes a atingir as 100 mil árvores plantadas! Por outro lado, devido à pandemia que a todos afeta, as plantações previstas para esta nova campanha incluirão também as 8000 árvores que não puderam ser plantadas em março de 2020. Todas as plantações são organizadas no terreno pela QUERCUS, em colaboração com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

 

Para João Bento, CEO dos CTT, “é com orgulho que os CTT se voltam a associar à QUERCUS na iniciativa ‘Uma Árvore pela Floresta’. Somos parceiros desde a primeira edição, no âmbito da nossa política de sustentabilidade, e fazemos uso da forte capilaridade da rede dos CTT e da proximidade aos portugueses para ajudar à reflorestação das zonas afetadas pelos incêndios em Portugal, uma vez que a QUERCUS irá plantar uma espécie autóctone por cada kit vendido, em zonas classificadas e áreas ardidas. É de louvar a adesão dos portugueses em edições anteriores e apelamos novamente à participação de todos, quer através de 400 das nossas lojas físicas quer na loja online”.

 

Segundo Paula Nunes da Silva, presidente da QUERCUS, “numa altura em que o país enfrenta de novo para o drama dos incêndios e em que o Planeta se debate com o perigo claro e urgente das Alterações Climáticas, projetos como ‘Uma Árvore pela Floresta’ são de enorme importância porque permitem aos cidadãos participar ativamente e contribuir para a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas do nosso país e do Sistema Terra”.

 

Lisboa, 30 de Julho de 2020

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza