+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Reduzir, reutilizar e reciclar é preciso educar

Os portugueses estão mais sensibilizados sobre os porblemas ambientais mas ainda falta dar o passo em frente

 

O REA (Relatório do Estado do Ambiente) mostra que os Portugueses estão mais conscientes dos problemas ambientais que os rodeiam, mas ainda muito aquém de práticas  quotidianas que levem a uma verdadeira alteração nos paradigmas ambientais com reflexo em melhores números quanto à separação e reciclagem dos lixos. Portugal tem sentido os efeitos desses mesmos problemas, com quantidades elevadas de lixo para tratar e descargas ilegais. Apesar desta consciência os avanços tem sido tímidos, falta dar o passo em frente e adotar as práticas ambientais mais sustentáveis.

 

Esse passo permitira melhorar o nosso desempenho ambiental, poupar o Ambiente e introduzir maior circularidade. O que é que precisamos: reduzir, reutilizar e reciclar!

 

Os Portugueses não o fazem porque não sabem, não sabem como reduzir, não sabem como separar e não sabem a diferença entre o que é biodegradável e reciclável, não sabem o que acontece depois de colocar o lixo no contentor. É preciso mais, mais informação mais esclarecimento, é preciso ajudar os Portugueses a dar o passo em frente.

 

Este desconhecimento reflete-se no desempenho ambiental, como é possível verificar pelo Relatório de Estado do Ambiente (REA) publicado neste Dia Mundial do Ambiente, apresentado 6 meses antes da data prevista, o que permite uma avaliação a meio do ano, possibilitando a adoção de medidas para a correção dos pontos mais fracos.

 

O lixo recolhido continua a ser de origem indiferenciada – 83,5%, o que indica que estamos a separar pouco. Por outro lado continuamos a produzir mais lixo. 1,29 kg por habitante/dia, apesar de termos uma meta para reduzir que estamos longe de cumprir – 10% até 2020. Continuamos a despejar lixo em aterro, incluindo os biodegradáveis cuja deposição aumento no último ano – 43%., apesar da meta europeia indicar que temos um limite futuro – depositar apenas 10% em 2025. As baixas taxas de deposição em aterro não ajudam a promover a reciclagem. Ainda reciclamos pouco – 38% apesar dos 50% preconizados para 2020.

 

É por isso URGENTE ajudar os Portugueses a dar o passo em frente, educar, informar e adotar  novas medidas que promovam uma maior circularidade na gestão dos resíduos em Portugal é obrigatório. A educação ambiental deve ser prioridade para se conseguir atingir as metas de 2020.

 

 

Lisboa, 05 de Junho de 2018