+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus promove apresentação pública do Projeto Nacional de Sensibilização Ambiental nas Escolas “Fantásticos da Natureza”

AMANHÃ, DIA 24 DE MARÇO, EM LISBOA

 

 

FANTASTICOSA iniciativa “Fantásticos da Natureza”, financiada pela União Europeia e pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos do Portugal2020, irá dar a conhecer às comunidades educativas as principais Áreas Protegidas do território nacional continental e elaborar um conjunto de ferramentas pedagógicas para alunos e professores. Já arrancou no dia 13 de março o Concurso Nacional de Ideias deste projeto, destinado à escolha das quatro mascotes oficiais da campanha.

 

A QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza encontra-se a desenvolver uma campanha nacional de sensibilização ambiental dirigida às comunidades escolares de todo o território nacional, onde pretende dar a conhecer as principais Áreas Protegidas do nosso país e elaborar um conjunto de ferramentas pedagógicas para alunos e professores. Entre as várias iniciativas previstas, destacam-se uma série de animação dedicada à sensibilização ambiental, a publicação de um conjunto de bandas desenhadas sobre diferentes temáticas, a disponibilização de um jogo didático e pedagógico e ainda outros conteúdos educativos sobre a Biodiversidade em Portugal. Todos os conteúdos produzidos irão abranger as áreas dos catorze Parques classificados em Portugal Continental.

 

A campanha “Fantásticos da Natureza” tem como principais objetivos educativos incutir nos jovens valores ligados à sensibilização ambiental, estimular o conhecimento de temáticas associadas às questões da preservação ambiental, dando igualmente a conhecer as potencialidades dos nossos parques naturais e nacionais à Comunidade Jovem, estimulando-a para a sustentabilidade ambiental e promovendo uma consciência ecológica, de responsabilidade cívica e ambiental aos mais novos.

 

O Concurso Nacional de Ideias «Fantásticos da Natureza» é a primeira fase desta campanha e destina-se a todos os alunos que frequentem o ensino público e privado em Portugal, do ensino Pré-escolar ao Ensino Secundário e conta com o apoio do Ministério da Educação, através da DGE – Direção-Geral da Educação e da DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, do Ministério do Ambiente, através da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, através do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

 

Este concurso, que decorre entre 13 de março e 12 de maio de 2017, encontra-se dividido em duas categorias: «Conta-me uma história», que é uma categoria de texto criativo, destinada à elaboração de histórias temáticas sobre cada uma das 14 áreas protegidas do território nacional, e «Os Fantásticos da Natureza», que é uma categoria de ilustração e desenho criativo, de âmbito nacional, destinada à criação de quatro mascotes: Proteção dos Habitats (defesa dos habitats e do património); Proteção da Fauna (sensibilização sobre a fauna existente nas áreas protegidas); Proteção da Flora (sensibilização sobre a flora existente nas áreas protegidas); Sensibilização Ambiental (promoção da sensibilização ambiental, das boas práticas e do Turismo de Natureza sustentável).

 

As atividades seguintes desta iniciativa de sensibilização ambiental já se encontram em fase de preparação e decorrerão até 2018, contando com um investimento global de trezentos e cinquenta mil euros, cofinanciado a 85% pelo Fundo de Coesão da União Europeia, através do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, do Portugal2020.

 

A apresentação pública do projeto e do Concurso Nacional de Ideias, decorrerá amanhã, dia 24 de março, pelas 14:30h, no auditório da Escola Secundária Padre António Vieira, na Rua Marquês de Soveral, em Lisboa (coordenadas GPS: Lat. 38,757706, Lon. –9,136116), conforme o programa em anexo.

 

Mais informações em: www.fantasticosdanatureza.pt

 

Lisboa, 23 de Março de 2017