+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus presente na atribuição do prémio Golden Cork, atribuído pela primeira vez em Portugal

VITICULTURA SUSTENTÁVEL

 

vines 2546056 960 720Este ano, a Herdade dos Outeiros Altos foi escolhida, a nível europeu, como a vencedora do prémio “Goldener Korken 2017”. A Weinloge* (Freising, Alemanha) decidiu atribuir este prémio – pela primeira vez em Portugal – por considerar a Herdade dos Outeiros Altos um produtor de vinhos que se distingue a nível europeu no tratamento especial que tem com a natureza e com as práticas de cultivo ecológico.

 

A Quercus estará presente no ato de atribuição do Golden Cork, no dia 15 de setembro, pelas 18:00h na Herdade dos Outeiros Altos, localizada em Estremoz. Embora já existissem contactos anteriormente, foi no contexto de um projeto em curso sobre proteção da biodiversidade em viticultura que a Quercus tomou conhecimento das práticas ecológicas desta herdade, gerida em contexto familiar, mas com vinhos biológicos de qualidade reconhecida.

 

A Quercus é uma das organizações participantes do projeto Parceria Europeia para a Proteção da Biodiversidade na Viticultura, financiado ao abrigo do programa europeu Erasmus+. Trata-se de uma parceria entre organizações de diversos países (Portugal, Espanha, Alemanha e Turquia) para fortalecer os conhecimentos e boas práticas do sector vitícola na proteção da biodiversidade, associada direta ou indiretamente a esta atividade. O projeto produziu recentemente uma brochura onde se aborda a importância da biodiversidade, divulgando experiências concretas de empresas de todos os países referidos que investiram na biodiversidade, e os benefícios que obtiveram. Igualmente está a ser editado um guia de bolso em várias línguas, sobre a biodiversidade associada à cultura vitícola. Todos os parceiros do projeto estão ainda a realizar junto de várias explorações nos respetivos países um conjunto de “biodiversity-checks”, ou seja, questionários, visitas e relatórios de aconselhamento focados nas práticas relacionadas direta ou indiretamente com a biodiversidade, aos vários níveis da produção: na cultura da vinha; nas infraestruturas ecológicas existentes no campo; na vindima e vinificação; no engarrafamento e embalagem; nas vendas e logística; na gestão de energia, água, efluentes e resíduos; nas instalações e área envolvente à empresa; no marketing e comunicação externa e interna e na gestão da empresa em geral. Além de encontros formativos, uma listagem de medidas, ou roadmap de biodiversidade irá ser compilado e divulgado, bem como um conjunto de vídeos protagonizados pelos próprios viticultores sobre o que fazem em prol da biodiversidade.

 

* O Weinloge é uma sociedade de apreciadores de vinho de todo o mundo. É independente e promove uma proximidade com a natureza e a vinificação ecológica. Pretende-se que os apreciadores se conheçam e troquem experiências e informações. Os membros examinam criticamente o desenvolvimento dos vinhos, bem como os diferentes métodos de cultivo. De acordo com a Weinloge, muitos vinhos são definidos num estilo específico, determinado como desejável pelos críticos populares do vinho e em muitos casos, por estratégias de marketing que apontam nessa direção, fazendo com que o vinho arrisque perder a sua naturalidade, a sua individualidade e a sua pureza; a lista das possibilidades técnicas para manipular o vinho é cada vez mais longa, com filtrações excessivas, aplicação de glicerinas sintéticas, materiais aromatizantes idênticos à natureza e aparas de madeira em vez de barris de madeira até à crio-extração, apenas para mencionar alguns. Para o Weinloge, a vinha, as uvas e o vinho devem ser tratados com um “respeito” apropriado, embora isso não signifique necessariamente que isso tenha de ser credenciado por um “rótulo ecológico”. O prémio “Goldenen Korken der Weinloge” é dado aos vinhos, e respectivamente, aos viticultores que podem ser vistos como um exemplo perfeito da filosofia do Weinloge. Texto adaptado de: http://weinloge.org/Ueber-uns/

 

 

Lisboa, 15 de setembro de 2017

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

Links: http://www.quercus.pt/projectos/erasmus
http://weinloge.org