+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

QUERCUS integra projeto piloto de gestão participativa do Parque Natural do Tejo Internacional

tejo intLisboa, 18 DE ABRIL DE 2017 – Desde meados dos anos oitenta que a Quercus em conjunto com a sua congénere ADENEX da Estremadura Espanhola, lançou uma campanha internacional para a criação de uma zona protegida ao longo do troço fronteiriço do rio Tejo. Treze anos depois, parte dessa área foi finalmente classificada como Parque Natural do Tejo Internacional.

 

A Quercus tem vindo a promover a recuperação de habitats e espécies nesta zona, promovendo ações de educação e sensibilização ambiental, turismo de natureza, ações de reflorestação e recuperação de linhas de água, um alimentador de abutres, remoção de espécies exóticas invasoras, devoluções à natureza de espécimes recuperados, entre muitas outras iniciativas. Este trabalho tem sido feito em parceira e sinergicamente com outros atores locais, moradores, associações locais, municípios, empresas e autoridades públicas.

 

O Projeto Piloto tem como propósito estabelecer e consolidar um modelo de gestão participativo, colaborativo e articulado no PNTI, assim como, instituir um fórum perene de concertação de estratégias na gestão do Parque Natural. A convite da secretaria de estado a Quercus irá representar as ONGA na direção desta área protegida.

 

Pretende-se instituir uma dinâmica de gestão de proximidade, em que as diferentes entidades colocam ao serviço das Áreas Protegidas, o que de melhor têm para oferecer no quadro das suas competências e atribuições, pelo que se adotará, de forma progressiva, um modelo de gestão participativo, colaborativo e articulado.

 

Hoje em Vila Velha de Rodão é assinado o protocolo de formalização deste projeto piloto com a presença do primeiro-ministro. A Quercus espera que este projeto piloto possa contribuir para a melhoria da eficiência de gestão das áreas protegidas para que possam cumprir os seus objetivos de conservação e desenvolvimento sustentável.

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza