+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus e a SelPlus plantam árvores autóctones no Parque Natural de Sintra-Cascais

sintra cascaisA Quercus e a SelPlus vão, no próximo dia 18 de fevereiro, contribuir, através do projeto “Green Cork / Floresta Comum”, para o adensamento de um espaço florestal no Parque Natural de Sintra – Cascais, com a plantação de árvores autóctones.

 

O Parque Natural de Sintra – Cascais (PNSC) foi criado em 1994 mas esta zona já estava classificada desde 1981 como Área de Paisagem Protegida. Este reforço permitiu conter a expansão urbanística na área do Parque, que tem como área total quase 15000 hectares e se localiza nos concelhos de Sintra e Cascais. O Município de Cascais já recebeu cerca de 10000 árvores autóctones cedidas gratuitamente por este projeto.

 

A plantação de árvores autóctones do próximo dia 18 de Fevereiro será efetuada com a participação de quase 100 colaboradores da SelPlus e contará com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. Neste projeto de arborização serão plantadas 4.000 árvores e arbustos de espécies autóctones (carvalho-cerquinho, carvalho-alvarinho, azinheira, freixo, azevinho, nogueira-preta, loureiro, lentisco, aderno, cerejeira-brava, folhado, zêlha, mostajeiro e teixo) numa área total de cerca de 4 hectares. Neste dia serão plantadas apenas algumas das árvores, tendo sido já as restantes árvores plantadas desde do mês de dezembro pelo Gabinete Técnico Florestal, apoiado pela equipa de Sapadores Florestais do Município de Cascais.

 

A ação de voluntariado para o adensamento terá lugar numa parcela de pinheiro-manso de Chão de Batel, junto ao Campo Base Pedra Amarela e terá como objetivos a diversificação das espécies florestais, o combate à propagação de espécies exóticas invasoras e a promoção da diversidade biológica de outras espécies da flora e fauna endémicas associadas. O aumento da resiliência destas áreas à propagação de pragas e doenças e à deflagração de incêndios florestais serão também benefícios a atingir.

 

O apoio da SelPlus ao projeto “Green Cork / Floresta Comum” insere-se no Programa de Sustentabilidade da Empresa, que desde 2009 tem reduzido e compensado as suas emissões, relativamente ao transporte efetuado em viaturas de serviço por todos os colaboradores da empresa, com a plantação de árvores de espécies autóctones com a Quercus. A SelPlus apoia a plantação de 4.000 árvores com o “Green Cork / Floresta Comum” da Quercus durante o ano de 2017, compensando as suas emissões de CO2 com os transportes de colaboradores efetuados durante o ano 2016.

 

A Quercus pretende com o projeto “Green Cork / Floresta Comum” incentivar a reciclagem de rolhas de cortiça e a reflorestação com espécies autóctones portuguesas. O objetivo é fomentar e incentivar a criação de uma floresta com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológicos, fazendo chegar os conhecimentos e as árvores às pessoas e instituições que têm disponibilidade e vontade de intervir.

 

 

Lisboa, 17 de fevereiro de 2017

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza