+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus contesta posição defendida pelo Governo de Portugal

Utilização de fertilizantes fosfatados com elevado teor de Cádmio vai ser votada na União Europeia

 

Cadmium crystal barOs consumidores querem ter acesso a alimentos cada vez mais seguros para o consumo humano e a União Europeia quer alterar a legislação nesse sentido.

 

O Parlamento Europeu irá votar em outubro uma nova proposta legislativa sobre os fertilizantes utilizados na agricultura que irão alterar os regulamentos (EC) 1069/2009 e (EC) 1107/2009.

 

Os objetivos principais desta proposta são encorajar a produção na UE de fertilizantes feitos a partir de matérias orgânicas e matérias-primas secundárias, com aproveitamento de resíduos, e por outro lado, diminuir a contaminação por cádmio nos solos que é feita através dos fertilizantes fosfatados.

 

A proposta da Comissão pretende criar um compromisso entra a utilização de fertilizantes orgânicos e fertilizantes tradicionais, através da harmonização dos requisitos e princípios para o uso de fertilizantes na Europa. Estas medidas irão levar a uma redução das fontes de poluição dos solos e das águas e da dependência da importação de matérias-primas. Paralelamente irão estimular a inovação no setor.

 

O Governo Português tem-se manifestado contra esta iniciativa legislativa alegando que os níveis de cádmio existentes nos solos Portugueses são muito baixos, cerca 0,11 mg Cd/kg e que uma alteração na compra de fosfato com níveis reduzidos de cádmio poderia causar um impacto socioeconómico negativo para o Norte de África, uma vez que Portugal compra o fosfato a Marrocos.

 

Com estes objetivos pretende a UE criar uma agricultura mais sustentável, melhor para o ambiente, para a saúde humana e a economia europeia. No entanto, o Governo Português tem-se pronunciado contra esta proposta de alteração legislativa.

 

 

Governo a favor de fertilizantes contendo o metal pesado cádmio.

 

O cádmio é um metal pesado e vários estudos demonstram a potencial perigosidade para o consumo humano deste elemento, associado a várias doenças, tais como a disfunção renal e a descalcificação óssea para além de ser classificado como cancerígeno.

 

A Autoridade Europeia para Segurança Alimentar considerou que o nível de exposição dos seres humanos na UE ao cádmio deveria ser diminuído visto que neste momento os níveis são superiores aos tolerados pelo corpo humano (2,5 μg/kg do peso corporal por semana).

 

Uma vez que 90% da contaminação humana deste metal é feita através dos alimentos ingeridos, pretende a União Europeia reduzir os níveis deste metal existentes nos fertilizantes fosfatados utilizados na agricultura.

 

A proposta da EU visa uma redução gradual dos níveis de cádmio nos fosfatos utilizados nos adubos e fertilizantes, a começar numa redução para níveis máximos de 60 mg Cd/kg até chegar aos 20mg Cd/kg em nove anos.

 

Os fertilizantes utilizados em Portugal contêm fosfato extraído de rochas, oriundo do Norte de África, com níveis de cádmio de cerca de 75 mg Cd/kg, noentanto outras fontes de fosfato com níveis reduzidos ou mesmo isentos de cádmio existem na Jordânia, Rússia, Israel, África do Sul e potencialmente outros mercados a explorar como os USA, Chile, Peru.

 

Entende a Quercus que a posição do Governo Português é infundamentada e que esta alteração legislativa proposta pela UE é baseada essencialmente em preocupações ambientais e de saúde pública, visando desenvolver cada vez mais na Europa uma agricultura com melhores condições para o ambiente e para a saúde dos cidadãos. A Quercus pede que Portugal se posicione favoravelmente à adoção desta legislação ao lado da grande maioria outros países da UE.

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza