+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus considera preocupante a participação da Galp na exploração da Mina de Lítio de Covas do Barroso, Boticas

 Imagem: jornaldenegocios.pt

Numa altura em que ainda não se conhece o resultado da avaliação do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) e do Plano de Lavra para a exploração de lítio na Mina do Barroso, o posicionamento por parte da Galp neste projeto de mineração faz levantar a suspeita de que já estará decidida a aprovação da Mina de Covas do Barroso.


A Quercus, acompanhando as notícias recentes que confirmam o posicionamento da Galp no projeto de mineração e exploração de lítio na Mina de Covas do Barroso, considera este posicionamento como muito preocupante e simultaneamente denunciador de uma aprovação encoberta deste projeto de mineração de lítio.
 

Ao constatar-se o elevado investimento por parte da Galp no projeto de mineração de lítio em Covas do Barroso (6,4 milhões de dólares – 5,2 milhões de euros), consideramos estar perante a revelação de uma garantia oculta de aprovação do projeto.

Acresce a esta informação a suposta intenção da Galp transformar a sua infraestrutura em Matosinhos numa unidade de transformação de mineração, ou mais concretamente de lítio.
Num procedimento que apresenta óbvias semelhanças ao de aprovação do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do Aeroporto do Montijo (assinatura de acordos e contratos previamente à aprovação do EIA) trás de novo a forte sensação de que tudo já está decidido, desacreditando deste modo o procedimento de avaliação do EIA, bem como o próprio EIA.

A Quercus considera assim que o atual procedimento de avaliação do EIA da mina de lítio de Covas do Barroso se encontra desacreditado, e exige que este projeto de mineração seja integrado numa Avaliação Ambiental Estratégica que oriente a política de exploração mineira do país.

É importante relembrar que a mina de lítio de Covas do Barroso integra uma área de Património Agrícola Mundial designada pela FAO, pelo que os impactes desta eventual exploração não se resumem apenas ao setor ambiental, mas podem igualmente estender-se ao setor da agricultura.


Lisboa, 13 de Janeiro de 2021


A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza