+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus assinala Dia da Terra lembrando a importância das Florestas

pegada ecologica transparenteAmanhã, dia 22 de Abril celebra-se internacionalmente o Dia da Terra. Para assinalar a data, a Quercus reforça a importância das Florestas, lembrando que estas são essenciais ao equilíbrio dos ecossistemas e à vida humana no Planeta Terra, promovem a manutenção da biodiversidade, libertam oxigénio, armazenam o dióxido de carbono (principal gás com efeito de estufa), moderam as temperaturas, facilitam a infiltração da água no solo (e consequente reabastecimento dos lençóis subterrâneos ou aquíferos), fixam o solo e impedem a erosão.

 

 

Ações desenvolvidas neste âmbito

 

A Quercus tem promovido várias ações com o objectivo de conservar as nossas florestas autóctones e só este ano, em parceria com a Fundação Luso, foram plantadas mais de 2.500 árvores autóctones na Serra do Buçaco, e até ao final de 2016 o número de árvores no local será de 10.000, num total de 30.000 árvores plantadas desde 2014, ano em que se iniciou esta parceria pioneira.

 

Também no âmbito do projeto conjunto dos CTT e da Quercus “Uma árvore pela floresta”, foram plantadas 2567 árvores doadas pelos portugueses no vale do Zêzere, na zona de Manteigas, com o apoio do Conselho Diretivo dos Baldios e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

 

A Quercus esteve envolvida na ação de reintrodução do teixo (Taxus baccata) na Serra do Açor, juntamente com a Associação dos Amigos da Serra do Açor, o ICNF e a União de Freguesias de Cepos e Teixeira. Esta árvore sobrevive em Portugal apenas em pequenos núcleos que surgem reliquialmente na Serra do Gerês e na Serra da Estrela. O fornecimento das plantas foi assegurado por via do Projecto Life TAXUS, financiado pelo Programa Life +, da União Europeia.

 

A Quercus pretende continuar a preservar e revitalizar a floresta autóctone, consciencializando para a importância da renaturalização dos espaços silvestres e da diversificação de valores naturais, no sentido de melhorar os serviços prestados pelos ecossistemas florestais, como o processo de formação e conservação de solo, fixação de carbono, preservação da biodiversidade e da paisagem, regularização do regime hídrico e da qualidade da água.

 

 

Um contributo pelo Ambiente

 

A Quercus defende que esta data deve servir como um momento de reflexão para todos nós enquanto cidadãos, sobre o peso das nossas decisões do dia-a-dia e sobre a forma como as nossas rotinas contribuem para um desenvolvimento muito pouco sustentável. Num mundo globalizado é difícil ter a noção do ciclo de vida de muitos dos produtos que adquirimos ou usamos no nosso dia-a-dia. Uma maior exigência ao nível da quantidade e qualidade da informação que nos é facultada enquanto consumidores e cidadãos, mas também a adopção de uma postura mais activa na procura dessa mesma informação e na adopção de práticas mais responsáveis, são passos fundamentais para que cada um de nós possa ser um verdadeiro cidadão do mundo ao contribuir diariamente para o desenvolvimento sustentável ao nível local, regional, nacional e global.

 

 

Atividades simbólicas da Quercus no Dia da Terra

 

No âmbito do Dia da Terra, a Quercus assinala a data com várias iniciativas desenvolvidas de norte a sul do país.

O Núcleo Regional da Guarda promove um debate sobre “O papel do Homem na Natureza” que pretende dar resposta a várias questões, tais como terá o Homem ao longo dos séculos exercido um papel de superioridade relativamente às outras espécies? Porque o terá feito? Necessidade de sobrevivência ou ameaça?

O Núcleo Regional de Aveiro dinamiza a apresentação dos livros Frutos Silvestres e Ervas Silvestres Comestíveis, da autora Alexandra Azevedo, que se dirigem a quem busca uma alimentação mais natural e de acordo com os padrões de sustentabilidade.

A Quercus também vai marcar presença na Semana da Terra, em Viana do Castelo, abordando a Promoção da Conservação da Biodiversidade e Geodiversidade, e no lançamento oficial do projeto Loving the Planet, no Parque das Nações.

 

Ainda no âmbito das comemorações do Dia da Terra, a Quercus vai organizar no dia 23 de Abril o “Dia Aberto no Monte Barata”, uma atividade no meio natural que pretende dar a conhecer esta importante propriedade da Associação, situada no Parque Natural do Tejo Internacional, e sensibilizar para a importância da conservação da natureza e das boas práticas ambientais.

 

Lisboa, 21 de Abril 2015

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza