+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Orçamento de Estado vai premiar quem abandonar o seu automóvel

sucataA proposta de Orçamento de Estado, que se encontra em discussão na especialidade, prevê (página 229, alínea g)) que os automóveis abandonados, nomeadamente na via pública, deixem de pagar Imposto Único de Circulação (IUC).

 

A proposta de Orçamento do Estado para 2015 contém uma alteração ao Código do IUC que visa isentar do pagamento deste imposto os veículos que forem abandonados, o que é um enorme retrocesso na política ambiental do país.

Atualmente, o IUC é devido até a matrícula ser cancelada, o que só deve acontecer em situações facilmente comprováveis, como por exemplo quando é entregue num centro de abate licenciado. Assim, as pessoas sabem que se abandonarem     o seu carro continuarão a pagar o IUC, o que é um fator dissuasor muito importante, tendo permitido reduzir drasticamente este problema no país.

 

A medida agora proposta é incompreensível porque desresponsabiliza as pessoas pelo abandono dos seus carros, fazendo disparar os custos que os municípios têm com a remoção destes veículos da via pública, diminuir o número de locais disponíveis para estacionamento nas nossas cidades e aumentar os focos de poluição e marginalidade.

 

Por outro lado, vai também agravar a gestão ilegal de veículos em fim de vida (VFV) em locais não licenciados (vulgo sucateiras). Sem IUC deixa, pois, de existir qualquer entrave para que estas viaturas sejam removidas da via pública (como sendo um VFV) por qualquer interessado e desmanteladas em sucateiras ilegais, sem respeito pelo ambiente, não pagando impostos e não criando postos de trabalho sustentáveis.

 

Hoje em dia já existem muitos centros de abate de veículos espalhados pelo país, entre os quais 85 da REDE VALORCAR, onde qualquer cidadão pode entregar o seu veículo gratuitamente, com a garantia que todo o processo administrativo de cancelamento de matricula vai ser feito e que o veículo será adequadamente reciclado.

 

Lisboa, 28 de Outubro de 2014

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
A Direção da VALORCAR – Sociedade de Gestão de Veículos em Fim de Vida, Lda