+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Ministério do Ambiente confirma que as unidades de tratamento da ERSUC têm problemas de funcionamento

procold

 

Vinte anos após a introdução da etiqueta de eficiência energética, pela União Europeia, destinada aos aparelhos de refrigeração para uso doméstico, os regulamentos de conceção ecológica e de rotulagem energética foram estendidos aos aparelhos de refrigeração comerciais e profissionais. Esperam-se resultados promissores, considerando o impacto positivo destes regulamentos no mercado doméstico e o potencial de poupança inerentes aos mercados comercial e profissional de frio.

 

 

 

Como atingir o objetivo 

 

Os produtos de frio profissional têm um consumo de energia muito elevado devido à grande quantidade de modelos ineficientes existentes no mercado. Considerando a substituição dos modelos atualmente presentes no mercado europeu, por modelos idênticos, mas mais eficientes, as poupanças energéticas podem variar entre 30% a 50%. Esta medida, em conjunto com a utilização de fluidos refrigerantes com baixo impacte climático, permite maximizar o impacte ambiental positivo.

 

Dado que os mercados profissional e comercial têm as suas particularidades, para atingir estas poupanças energéticas, é necessário dar apoio específico. O projeto ProCold foi concebido para intervir diretamente junto dos diferentes atores de mercado, no sentido de incrementar a quota de mercado dos produtos de refrigeração energeticamente mais eficientes.

 

O ProCold é um projeto europeu que visa aumentar a eficiência energética dos armários refrigerados plug-in e acelerar a adoção de fluidos refrigerantes com baixo impacte climático. Os grupos de produtos abrangidos incluem: aparelhos de refrigeração de bebidas, arcas para gelados, armários e bancadas de armazenamento, expositores refrigerados, máquinas refrigeradas de venda automática, aparelhos para refrigeração de vinhos e minibares. O projeto envolve fornecedores, retalhistas, indústria de comidas e bebidas, restauração, hotelaria, entidades públicas e outros atores de mercado nacionais e europeus. No consórcio participam nove parceiros da Alemanha, Áustria, França, Itália, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

 

 

Competição dos melhores modelos

 

Para impulsionar o desenvolvimento de novos produtos, no âmbito do projeto, será organizada uma competição à qual, produtores nacionais e internacionais podem submeter os seus produtos que reentrem nas seguintes categorias:

 

  • Armário de armazenagem para refrigeração
  • Aparelhos de refrigeração de bebidas
  • Arcas para gelados
  • Expositores verticais de refrigeração para supermercados
  • Máquinas refrigeradas de venda automática com vidro frontal

 

Todos os produtos serão testados, de acordo com as normas de medição em vigor, e serão ordenados em função do seu índice de eficiência energética (IEE), dentro de cada categoria. O produto com melhor desempenho, em cada categoria, será reconhecido como vencedor, após a confirmação do seu IEE por parte de um laboratório independente.

 

A competição decorre entre 15/01/2016 até 30/09/2016. Os resultados serão avaliados durante o Outono de 2016 e os produtos vencedores serão anunciados e galardoados no Euroshop 2017, em Dusseldorf, e no HOST 2017, em Milão.

 

Os produtos submetidos que cumpram os requisitos do Topten serão listados nos portais nacionais do Topten, de todos os parceiros do projeto ProCold. Os modelos mais eficientes serão destacados de diversas formas na comunicação social, seja através de um comunicado de imprensa conjunto, artigos publicados online e em revistas e nas atividades nacionais desenvolvidas pelos parceiros deste projeto.

 

 

Mais informações:

 

Se pretender mais informações sobre a competição ou como submeter os seus produtos, por favor, contacte o parceiro Alemão: Rasmus Priess (Oeko-Institut e.V) | +49 76145295264 | R.Priess@oeko.de

 

Se pretender mais informações sobre o projeto e as suas atividades, subscreva a newsletter do ProCold, preenchendo os campos que se encontram no final da página: www.topten.eu/pro-cold

 

Em Portugal, o projeto está sob a responsabilidade da Quercus, que gere a página nacional: www.topten.pt, podendo ser contactada pelo topten@quercus.ptEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.”>

 

 

O projeto ProCold recebeu financiamento do programa da União Europeia Horizonte 2020: pesquisa e inovação ao abrigo do contrato de subvenção nº 649293

 

Lisboa, 19 de janeiro de 2016

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza