+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Eurobarómetro: Europeus e Portugueses estão preocupados em proteger o Ambiente e o Clima mas não passam à prática

De acordo com a nova pesquisa Eurobarómetro, 94% dos cidadãos de todos os Estados-Membros da União Europeia (EU) afirmaram que a proteção do Ambiente tem importância e 91% dos cidadãos inquiridos afirmaram, inclusive, que a mudança climática é um problema sério na EU. No entanto, apenas 24% assume mudar a forma como consome. Quando falamos em medidas para lidar com as questões ambientais, as percentagens de participação na solução são baixas. Estas conclusões não surpreendem a Quercus, uma vez que não fogem muito dos dados obtidos num inquérito realizado pela Associação em Portugal, em que 95,9% dos participantes demonstraram conhecer os problemas ambientais, mas apenas 22,6% conheciam as alternativas mais ecológicas para reduzir o consumo.

 

Entre as mais de 27.000 pessoas entrevistadas neste novo inquérito Eurobarómetro, verificou-se um sólido apoio a políticas destinadas à redução do lixo plástico e o lixo, em que 92% dos inquiridos mostram, por exemplo, preocupação com o impacte dos microplásticos. Outra revelação importante foi o facto de 82% dos entrevistados ter afirmado que os seus hábitos de consumo afetavam o Ambiente de forma adversa na Europa e no resto do Mundo. O que surpreende, quando apenas 24% dos abordados assumiram que era importante ser fornecida mais informação sobre a recolha de resíduos ou sobre o consumo de energia, ou até mesmo encorajar as empresas a participar em atividades sustentáveis.

 

O Inquérito Eurobarómetro revela ainda que, embora os cidadãos desejem fazer mais para proteger o Ambiente, acreditando que a responsabilidade deve ser partilhada por grandes empresas e indústria, governos nacionais e UE, bem como pelos próprios cidadãos. Os cidadãos entrevistados mostram preocupações com as questões climáticas e com a quantidade crescente de produção de resíduos, facto sobre o qual 77% dos inquiridos afirma que separa a maioria do lixo e o encaminha para reciclagem. Estes dados não correspondem em nada com a situação Portuguesa, onde apenas 16,5% do total de resíduos produzidos são encaminhados para os ecopontos. Aliás, a Quercus já tinha verificado com o inquérito realizado por esta Associação que continuam a existir muitas dúvidas sobre que resíduos podem ser colocados no ecoponto amarelo, com 78% dos inquiridos a acreditar que pode colocar cápsulas de café e 22,5% a achar que não pode colocar pacotes de leite.

 

É interessante verificar que mais de oito em cada dez cidadãos entrevistados estão preocupados com o impacte dos produtos químicos presentes nos produtos do dia-a-dia, quer para a Saúde quer para o Ambiente.

 

Por outro lado, não deixou de ser curioso verificar que apesar dos entrevistados expressarem o desejo de roupas que durem mais e são feitas de materiais que podem ser reciclados, no momento em que lhes era perguntado se a roupa deveria ser disponibilizada pelo preço mais baixo possível, independentemente do Ambiente e das condições laborais em que é produzida, 60% dos inquiridos tendiam em concordar.

 

Muita consciência, mas um longo caminho para fazer, quer na sensibilização da população, quer na mudança de hábitos de consumo.

 

Mais informações em: https://ec.europa.eu/commfrontoffice/publicopinion/index.cfm/survey/getSurveydetail/instruments/special/surveyky/2257

 

Lisboa, 5 de Março de 2020

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza