QUERCUS VAI CONTINUAR A APOSTAR NO CONCURSO DE FOTOGRAFIA
Fotografia de Natureza ajuda a preservar os valores naturais.
A divulgação de resultados e entrega de prémios terá lugar hoje, 23 de Janeiro de 2016 pelas 16h00 no jardim de Montes Claros no parque Florestal de Monsanto em Lisboa.
Com o objectivo de divulgar a fotografia de natureza como forma de sensibilizar os cidadãos para as questões do ambiente, da conservação e da biodiversidade, a QUERCUS em parceria com a BMWi, promoveram o II Concurso Nacional de Fotografia que agora termina com a divulgação dos resultados.
A Quercus considera que a promoção e divulgação da fotografia de natureza é uma das melhores formas de sensibilizar os cidadãos para as questões do ambiente, da conservação e da biodiversidade.
João Branco, refere que “o Concurso de Fotografia Quercus-BMWi é já uma referência a nível nacional e tem ganho cada vez mais importância na divulgação dos trabalhos dos fotógrafos de natureza e na divulgação dos valores naturais que Portugal tem para nos oferecer.”
Este ano foram 60 as fotografias premiadas que estarão expostas no Jardim de Montes Claros – Parque Florestal de Monsanto em Lisboa. Esta exposição irá posteriormente percorrer vários pontos do país e para o Presidente da QUERCUS, João Branco, “é mais um veículo para a sensibilização da natureza e vai por isso continuar a ser uma das prioridades da Quercus, a realização deste concurso.”
Através desta competição, foram convidados todos aqueles que gostam de fotografia, quer sejam fotógrafos amadores ou profissionais, a verem os seus trabalhos expostos e avaliados pela sua qualidade, inovação e criatividade.
O concurso contou com mais de 120 participantes e perto de 1700 fotografias divididas por 4 categorias:
AGRICULTURA E NATUREZA – 1º Prémio – Pedro Miguel Lopes Vaz de Carvalho
INSETOS E OUTROS ARTRÓPODES – 1º Prémio – José Manuel da Costa Pacheco
AVES – 1º Prémio – Pedro José Pires Rego
PRÉMIO ESPECIAL BMW i sob o tema PAISAGENS FLUVIAIS – 1º Prémio – César Armindo Pereira Torres
Para além dos prémios monetários atribuídos nas várias categorias aos concorrentes melhor classificados, destaca-se a atribuição do Prémio Especial BMW i, que dá aos premiados a possibilidade de conduzir um automóvel BMW i3 durante 10 dias com 2 dias de alojamento no hotel L’andVineyards em Montemor-o-Novo, Évora.
Os segundos lugares também irão receber prémio monetário e do 1º ao 15º, em cada categoria, irão receber o livro “A Paixão pelas aves desde Trás-os-Montes” de Nuno Silva.
Lisboa, 23 de janeiro de 2016
A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza