+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Dia Internacional Sem Sacos de Plástico

Para assinalar o Dia Internacional sem Sacos de Plástico que se celebra hoje, dia 3 de Julho, a Quercus salienta a importância de manter a reutilização dos sacos de plástico, comportamentos de prevenção de situações como a que vivemos e antevemos e cujos impactes são hoje já conhecidos nos ecossistemas, em especial nos Oceanos.

 

Num momento em que à crise climática se junta uma brutal crise económica, decorrente da pandemia Covid-19, é fundamental salientar a necessidade de acelerar a transição para o modelo de economia mais circular onde se valorizam mais os recursos, minimizando o seu consumo, reutilizando e fazendo o encaminhando correto dos resíduos. A crise climática e as pandemias não são questões independentes e são resultado de uma má relação do ser humano com a natureza.

 

A introdução de uma taxa por cada saco de plástico em Portugal a partir de 2015, prática já existente em muitos países Europeus desde 2011, provocou uma forte mudança dos hábitos dos portugueses. Esta medida contribuiu para uma economia mais circular, levando à redução em cerca de 50% no consumo de sacos de plástico nos supermercados. Ainda assim é necessário não descuidar este hábito, reutilizando ainda mais os sacos e optando por adquirir, e apenas quando estritamente necessário, aqueles que incorporem ou sejam 100% compostos por plástico reciclado.

 

É necessário não esquecer que vivemos uma crise climática que está longe do fim e será provavelmente um “tubarão”, ao lado da crise pandémica que vivemos atualmente. A poluição marinha já nos afeta diretamente através dos alimentos que ingerimos e da sua crescente incapacidade de absorver o CO2 que produzimos em excesso. Esta incapacidade é o efeito das pressões exercidas por nós, seres humanos, através do consumo excessivo de recursos e dos comportamentos adotados. No que toca aos plásticos, já não é novidade a chocante frase de que em 2050 provavelmente teremos mais plástico do que peixe no Oceano.

 

Travar esta tragédia é um dos maiores desafios que temos pela frente e por isso a Quercus assinala este dia fazendo o apelo à reutilização dos sacos e ao seu correto encaminhamento para reciclagem, bem como a adoção de materiais reutilizáveis nas práticas do dia-a-dia, como a utilização de máscaras comunitárias e a opção por recipientes reutilizáveis para takeaway, contrariando as tendências que, durante a atual situação de pandemia, se prevê relativamente ao consumo de descartáveis.

 

Estima-se que a cada minuto se despeje no mar o equivalente a um camião cheio de lixo de plástico, onde se pode encontrar objectos tão diversos como garrafas de água e refrigerantes, copos, garfos, facas, pratos, colheres de café, cotonetes, sacos dos mais diversos tipos, redes de pesca, beatas, esferovite, entre tantos outros.

 

De facto, 80% destes materiais em plástico são resultado de produtos consumidos em terra e muitos abandonados fora de qualquer contentor, ou nas areias das praias, voando até os rios e mares.

 

Os números falam por si e são assustadores: a ONU estima que a cada ano sejam lançados para os oceanos oito milhões de toneladas de plástico. E todos somos responsáveis por isso, sendo urgente uma mudança deste paradigma.

 

Lisboa, 3 de Julho de 2020

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza