+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Dia 29 de Maio – Dia Mundial da Energia

Quercus pede mais aposta nos Empregos Verdes ligados à energia

 

 

A indústria das energias renováveis  é já responsável por 8,1 milhões de empregos a nível mundial segundo dados(1) da Agência Internacional de Energias Renováveis, um organismo intergovernamental com sede em Abu Dhabi.

Em Portugal, os setores com os maiores níveis de emprego na área da eficiência energética foram aqueles que produzem ou fazem parte da cadeia de fornecimento de bens de investimento, incluindo o fabrico de máquinas e equipamentos que permitem a produção de bens energeticamente mais eficientes. Temos como exemplo dois clusters que empregam centenas de pessoas, um em Viana do Castelo e outro em Vagos, perto de Aveiro. Em ambos os casos a maior parte da produção segue para exportação.

A Quercus acredita que mais empregos verdes poderão ser criados nomeadamente na fabricação e instalação de produtos energeticamente eficientes, e que as oportunidades para a criação de novos postos de trabalho serão maiores nos setores dos edifícios e transportes.

 

Segundo um estudo(2) elaborado pela Cambridge Econometrics e divulgado em dezembro de 2015, os transportes, nomeadamente o fabrico de veículos elétricos ou híbridos irá criar postos de trabalho e a procura de novas competências, por exemplo, na produção de baterias, manutenção especializada e controle de emissões. A criação de emprego poderá estar ligada também ao potencial de exportação destes veículos.

 

Nos edifícios, espera-se a criação de empregos pouco qualificados por um lado, e altamente qualificados por outro lado, ligados à eficiência energética. Haverá a procura de novas competências em lidar com novos materiais e tecnologias, processos de construção sustentável, planeamento, gestão e o cálculo da pegada de carbono, por exemplo.

 

A Quercus reforça a importância de uma aposta nos empregos verdes e lembra que esse aumento levará a uma procura de trabalhadores altamente qualificados nas áreas de gestão, auditoria e consultoria. A falta de competências neste sector irá certamente retardar todo o processo.

 

 

Lisboa, 29 de Maio 2016

 

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

Informação aos Editores:

 

  1. http: //www.i rena.org/DocumentDownloads/Publications/IRENA_RE_Jobs_Annual_Review_2016.pdf
  2. https://ec.europa.eu/energy/sites/ener/files/documents/CE_EE_Jobs_main%2018Nov2015.pdf