+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Dia 1 de Junho – Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça

Quercus lembra a importância do Sobreiro e da Cortiça

 

cork 228449 960 720Lisboa, 31 de Maio de 2017 – Amanhã, dia 1 junho, comemora-se o Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça, dia que pretende marcar a importância que esta árvore tem para o nosso País, com os seus fortes contributos para a biodiversidade e o desenvolvimento económico.

 

O montado de sobro e o sobreiral são dos ecossistemas mais ricos em Biodiversidade de toda a Europa, existindo em Portugal uma área de 736 mil hectares, cerca de 23% da área florestal nacional. Estes ecossistemas servem de habitat para muitas espécies ameaçadas, e prestam-nos serviços importantíssimos para nossa sobrevivência, nomeadamente a regulação do ciclo da água, a conservação dos solos, a regulação do clima e o combate às alterações climáticas, com grande capacidade de absorção de CO2, contribuindo também para travar o processo de desertificação, sobretudo na região do Alentejo, onde a espécie é a mais abundante.

 

O contributo do sobreiro para a economia nacional é também muito importante, com cerca de 90% da produção de cortiça ser destinada à exportação, com a obtenção do resultado de 940 milhões de euros em 2016, e com crescimentos consecutivos nos últimos anos. Este setor da indústria nacional é dos mais sustentáveis, quer ao nível da exploração de recursos naturais, quer na emissão e retenção de CO2.

 

 

Projetos da Quercus de proteção ao sobreiro

 

A Quercus tem vindo a desenvolver vários projetos que visam a proteção, conservação e plantação de sobreiros, nomeadamente o projeto “Floresta Comum”, desenvolvido em parceria com o ICNF, a ANMP, e a UTAD, tendo sido distribuídas gratuitamente mais de 650.000 plantas florestais de espécies autóctones, sendo destas cerca de 80.000 da espécie Quercus suber L., ou sobreiro.

 

Paralelamente, e desde 2009, a Quercus desenvolve um outro projeto de reciclagem de rolhas de cortiça, designado, por “Green Cork”, onde para além da gestão do canal de reciclagem faz a sensibilização para a proteção do sobreiro e da cortiça em várias centenas de escolas de todo o País.

 

Ao abrigo deste projeto foram já reciclados mais de 70 milhões de rolhas de cortiça desde 2009. Está neste momento a decorrer mais uma campanha de reciclagem de rolhas de cortiça para as escolas e IPSS de todo o País e estas poderão ainda inscrever-se e serem premiadas, de acordo com as rolhas entregues, até ao próximo dia 5 de junho em qualquer loja do Continente.Com as verbas obtidas pela reciclagem das rolhas de cortiça, a Quercus financia parte das atividades e meios necessários para o desenvolvimento do Floresta Comum. Para além destes dois projetos, a Quercus tem vários outros projetos e iniciativas que envolvem a plantação ou proteção dos sobreiros, nomeadamente o projeto “Criar Bosques”.

 

 

Sobreiro – Árvore Nacional de Portugal

 

O sobreiro é uma espécie protegida pelo D.L. 169/2001 e, no final de 2011, foi consagrada pela Assembleia da República como a Árvore Nacional de Portugal. No entanto, a Quercus continua a fazer várias denúncias, todos os anos, de cortes e arranques ilegais de vários exemplares desta espécie. Este “Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça” serve para lembrar o quanto é importante esta árvore para o nosso País e que esta é uma das melhores heranças que podemos deixar para futuro das nossas crianças.

 

O conselho da Quercus é que plante e proteja os sobreiros e não hesite em contactar a Associação e as autoridades competentes, para qualquer corte ou arranque que assista desta espécie.

 

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza