+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Com o calor a apertar, Quercus alerta para o elevado desperdício energético do AC portátil

Unidades de ar condicionado portáteis na Europa têm impacte ambiental equivalente a 200 mil voos Bruxelas-Nova Iorque

 

Campanha CoolProducts visa alertar os consumidores para o elevado desperdício de energia dos aparelhos de ar condicionado portáteis e exigir aos decisores políticos requisitos mais exigentes para a indústria e informação mais acessível aos consumidores, com vista a escolhas mais amigas da carteira e do ambiente.

 

Numa altura em que as temperaturas ultrapassam os 40oC em muitos locais e a necessidade de arrefecer as habitações aumenta, muitos portugueses são induzidos a fazer compras impulsivas de aparelhos de climatização para arrefecer as suas casas. A Quercus, enquanto responsável pelos projetos europeus Topten e HACKS, participa na campanha organizada pela aliança Coolproducts, da qual é membro, e subscreve o apelo para que a Comissão Europeia:

 

  • – crie uma etiqueta energética única para todos os aparelhos de ar condicionado;
  • – promova ativamente o uso de fluidos refrigerantes com baixo impacte climático;
  • – introduza requisitos técnicos que permitam a maior duração dos aparelhos e, que as peças de substituição sejam obrigatoriamente disponibilizadas por um período mínimo de 12 anos.

 

Apenas com base numa sintonia entre os decisores políticos e os cidadãos será possível garantir o uso das melhores tecnologias disponíveis para refrescar as casas, durante verões cada vez mais quentes.

 

Quando arrefecer a casa significa tornar o planeta mais quente

 

Até 2050, prevê-seque 2/3 do setor residencial, a nível mundial, tenha um aparelho de ar condicionado. Na União Europeia (UE), espera-se que o consumo de eletricidade pela utilização destes aparelhos aumente de 40 TWh para 62 TWh, em 2030, o equivalente a cinco vezes o consumo de eletricidade no setor doméstico, em Portugal.

 

No que diz respeito aos aparelhos portáteis, só na UE foram vendidas mais de meio milhão de unidades, em 2015, o que representa 14,2% do total de vendas de aparelhos de ar condicionado. Em Portugal, mais de 6,5% das vendas de novos aparelhos corresponderam a unidades portáteis.

 

Se as cerca de 4,3 milhões de unidades portáteis que se estima existirem na UE fossem desativadas, seria possível evitar a emissão de 0,35 MtCO2, equivalente a 200 mil voos de ida e volta entre Bruxelas e Nova Iorque.

Este crescimento excessivo traduz-se numa séria ameaça devido ao aumento das emissões de gases com efeito de estufa associadas, as quais, por seu turno contribuirão, ainda mais, para a subida da temperatura no planeta.

 

Etiqueta única ajudaria consumidores

 

Os aparelhos portáteis constituem o sistema menos eficiente do mercado. No entanto, são cada vez mais populares. De facto, um modelo portátil, com a classe A+, consome 2,4 vezes mais eletricidade do que um modelo de parede, da mesma classe. Porém, o consumidor é induzido em erro, dado que as etiquetas energéticas destes modelos não são comparáveis entre si. A solução é haver uma etiqueta única para os vários sistemas.

 

A Quercus lembra que, antes de tomar uma decisão de compra precipitada, é importante ter em consideração que, geralmente, a aplicação de medidas de climatização passiva, como manter as janelas e persianas ou cortinas fechadas durante o dia, ou recorrer a toldos e palas horizontais, entre outras, pode ajudar a arrefecer o espaço. Caso não seja possível evitar a utilização do ar condicionado, a instalação de uma unidade split de parede ajudará a diminuir o consumo de energia.

 

Através da informação disponibilizada pelo projeto HACKS, os consumidores podem fazer uma escolha mais eficiente.

 

Mais informações:

Este Verão diga adeus aos aparelhos de ar condicionado portátil

A common energy label and natural refrigerants for all air conditioning systems

 

O projeto HACKS, que se apoia na plataforma Topten.pt, tem como objetivo promover a equipamentos de aquecimento e arrefecimento ambiente e de água energeticamente mais eficientes e fazer a divulgação de soluções alternativas, a baixo custo.