+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Campanha anual “SOS Polinizadores” apoia a Apicultura Familiar

Quercus e Grupo Jerónimo Martins promovem a primeira sessão no próximo Domingo, dia 03 de Fevereiro, em Ponte de Sor

 

 

Campanha “SOS Polinizadores”

 

A propagação das espécies exóticas e invasoras é uma das principais causas da perda de biodiversidade e de degradação dos serviços de ecossistemas na União Europeia e no mundo. Só na União Europeia, o custo económico das espécies exóticas e invasoras estima-se em pelo menos doze mil milhões de euros por ano [1]. Já o valor económico dos serviços de polinização foi estimado em cerca de 150 mil milhões de euros a nível mundial [2].
Preocupada com esta temática e com o declínio acentuado dos insetos polinizadores autóctones, a Quercus e o Grupo Jerónimo Martins têm vindo a desenvolver, desde 2015, a campanha nacional “SOS Polinizadores”.

 

Esta campanha tem como objetivo sensibilizar os agricultores e a comunidade para a importância dos insetos polinizadores e alertar os decisores políticos para a necessidade de se tomarem as medidas urgentes para proteger os insetos polinizadores e as abelhas em especial.

 

 

Tema da campanha 2019 – “Apicultura Familiar”

 

Cientes de que a população tem demonstrado nos últimos anos uma curiosidade e um interesse crescente pela vida das abelhas, sobretudo pelos bons exemplos quase sempre associados a este grupo de seres vivos, o tema em destaque da Campanha “SOS Polinizadores”, ao longo do ano de 2019, será a “Apicultura Familiar”.

 

Neste âmbito, a Quercus, com o apoio do Grupo Jerónimo Martins, e em parceria com a ADERAVIS – Associação para o Desenvolvimento Rural e Produções Tradicionais do Concelho de Avis, está a organizar um ciclo de formações iniciais de apicultura. Estas formações destinam-se sobretudo a não apicultores que pretendam adquirir algumas colmeias para produção familiar de mel e outros produtos da colmeia destinados ao autoconsumo.

 

A formação decorrerá durante um dia, com a parte teórica a desenvolver-se na parte da manhã e a parte prática no apiário, a decorrer no período da tarde. Pretende-se com esta formação dotar os candidatos de conhecimentos suficientes para o maneio de um pequeno apiário ao longo do ano e ao mesmo tempo sensibilizá-los para a importância da conservação dos insetos polinizadores.

 

A primeira sessão deste ciclo de formações decorrerá já no próximo Domingo, dia 3 de Fevereiro, em Ponte de Sor, na Herdade Casal Vale de Salteiros, com início às 09:30 horas, e conclusão às 16:00 horas.

 

O calendário das próximas sessões de formação será o seguinte:

 

Captura_de_ecrã_2019-02-01_às_11.16.51.png

 

 

 

Lisboa, 1 de Fevereiro de 2019

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

[1] IPEA (2010) Avaliação de apoiar o desenvolvimento contínuo da estratégia da UE para combater espécies exóticas invasoras e http://www.cbd.int/invasive/matter.shtml

[2] Economic valuation of the vulnerability of world agriculture confronted with pollinator decline. Ecological Economics (2008), doi:10.1016/j.ecolecon.2008.06.014. Nicola Gallai, Jean-Michel Salles, Josef Settele, Bernard E. Vaissière